Notícias


Bombeiros recebem da Defesa Civil Estadual equipamentos para emergências com produtos perigosos

Material será utilizado em ocorrências envolvendo o manejo de produtos perigosos e no enfrentamento da Covid-19
31/07/2020 Ascom Defesa Civil / Edição: Secom - Foto: Camila Santos/Ascom Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil entregou na quarta-feira, dia 29 de julho de 2020, drones e equipamentos de proteção individual (EPIs) para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), na sede do comando-geral em Porto Alegre.

O material adquirido por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec), com investimento de R$ 247 mil, será utilizado nas ações de primeira resposta às ocorrências envolvendo o manejo de produtos perigosos e o enfrentamento da Covid-19.

Os materiais serão destinados para a Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) e as células da Força de Resposta Rápida (FR2) do CBMRS.

“A participação do Corpo de Bombeiros Militar como o primeiro respondedor por excelência de emergências que envolvam produtos químicos perigosos é consolidada em todo país, e não poderia ser diferente no Rio Grande Sul, na medida em que a Constituição Federal determina a competência de atuação de Defesa Civil, que é dos Corpos de Bombeiros Militares”, ressaltou o subchefe da Defesa Civil RS, coronel Rodrigo Dutra.

Nas próximas semanas, acontecerá uma capacitação à distância em parceria com a empresa Ambipar, que disponibilizará acesso gratuito ao curso "Primeiro no local em acidentes com produtos perigosos”.

Foram disponibilizadas 70 vagas para integrantes da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais Envolvendo Produtos Químicos Perigosos (P2R2).

O programa P2R2 consiste na adoção de estratégias de articulação dos órgãos de fiscalização e no desenvolvimento de programas de capacitação específicos para atuação em eventos de emergências química, biológica, radiológica e nuclear. Além do reaparelhamento dos órgãos de primeira intervenção estatal como Fepam, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, por meio dos Comandos Rodoviários e Ambiental, o qual faz parte de um importante campo de atuação da Defesa Civil Estadual.

MAIS NOTÍCIAS