Notícias


Operação Transformers é deflagrada nos municípios de Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo

Cinco indivíduos ingressaram na empresa, localizada Estrada do Gravataí, portando armas de fogo longas e renderam os funcionários
31/07/2020 Texto e foto: Polícia Civil

Na manhã da terça-feira, dia 28 de julho de 2020, a Polícia Civil deflagrou a Operação Transformers em cumprimento a 12 ordens judiciais entre mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão que foram cumpridos nos municípios de Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

Os alvos da operação são os suspeitos do roubo de 15 camionetes Toyota Hilux da empresa Brazul ocorrida no dia 28/05. Na época 15 indivíduos ingressaram na empresa, localizada Estrada do Gravataí, portando armas de fogo longas e renderam os funcionários efetuando o roubo dos veículos. Sendo que horas após o crime parte dos veículos roubados foram recuperados pela Brigada Militar além da prisão de dois dos suspeitos.

As investigações identificaram outros seis suspeitos da autoria do roubo e que os criminosos teriam comparecido na empresa dois dias antes do fato, 26/05/2020, a fim de efetuar o furto de alguns veículos, mas perceberam a presença de um vigilante, tendo desistido da ação; porém, ao verificarem que as chaves dos veículos permaneciam no local, decidiram retornar dois dias após e praticar o roubo dos 15 veículos.

As investigações apontaram que os autores efetuaram ação idêntica - furto de veículos em depósito - em Guaíba, dia 11/05/2020, ocasião em que foram subtraídas 3 camionetes Toyota Hilux.

As 15 camionetes Toyota Hilux roubadas seriam transportadas para outros Estados, como Paraná e Mato Grosso do Sul, em regiões fronteiriças notoriamente conhecidas pela existência de tráfico de drogas, provavelmente para levá-los ao Paraguai.

Um dos veículos roubados foi recuperado em abordagem policial a um casal de paranaenses quando trafegavam em Mundo Novo - MS, sentido à fronteira com o Paraguai.

A Operação Transformers resultou na prisão de três indivíduos e nas apreensões de três veículos e celulares, além de documentos que estavam em posse dos investigados.

Desde o início das investigações 11 camionetes Toyota Hilux já foram recuperadas e 5 indivíduos foram presos dentre os 9 investigados identificados. 

As investigações prosseguem a fim de identificar os demais autores, bem como está sendo investigada a relação dos indiciados com uma facção com atuação predominante no Vale dos Sinos e o provável destino dos veículos roubados para o pagamento de tráfico de drogas comercializado pela facção criminosa.

Maiores informações sobre a Operação Transformers podem ser verificadas com a 1° Delegacia de Polícia de Gravataí com o Delegado responsável Márcio Zachello pelo telefone: 51 3945-2708

MAIS NOTÍCIAS