Notícias


Metodologias ágeis são o tema da sexta edição do Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública, na quinta, dia 30 de julho, às 14h30

Evento será realizado de forma virtual e terá como convidados especialistas da área do governo estadual e da iniciativa privada
29/07/2020 Ascom SPGG / Edição: Secom – Foto: Divulgação

A adoção de Metodologias ágeis nos setores público e privado será o próximo tema de debate do Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública. Promovida pelo Laboratório de Inovação (Labinova) e pela Escola de Governo (EGov), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a sexta edição do encontro está programada para quinta-feira, dia 30 de julho de 2020, às 14h30. O evento será realizado de forma virtual e terá como convidados especialistas da área do governo estadual e da iniciativa privada (veja lista abaixo).

Os chamados Métodos ágeis são um conjunto de ferramentas e processos utilizados para acelerar o ritmo de entregas de um projeto. Criado nos anos 1990, o conceito tornou-se mais conhecido nos últimos anos, em especial na indústria de desenvolvimento de softwares, e agora também é debatido junto à administração pública.

A participação é aberta a servidores de todos os órgãos e secretarias do governo estadual. Os interessados podem se inscrever pelo site www.sympla.com.br/egovrs. O link para acessar o evento será enviado aos inscritos por e-mail.

Palestrantes

> Daniel Krauze Freire

Profissional de TI com 25 anos de experiência, trabalhando com métodos ágeis há sete anos. Pós-graduado em gestão de TI, em desenvolvimento de sistemas e desenvolvimento mobile. Atualmente é gestor do setor de Desenvolvimento de Software na Procergs.

> Guilherme Schumacher

Profissional com dez anos de experiência em desenvolvimento de software, com passagens pelas empresas Santander Getnet, PUCRS, Sicredi e Agibank.

> Jamile de Souza Martins Alves

Graduada em Ciência da Computação pela UFRGS, com passagens pela ThoughtWorks e Procempa. Possui a certificação de Scrum Master CSM.

> José Eduardo Brasil Silveira

Graduado em Engenharia Mecânica pela Furg, com MBA em Gestão Empresarial pelo CEAD/UFRGS. Auditor fiscal da Receita Estadual desde 2010. Atua na Sefaz/RS, Subsecretaria do Tesouro do Estado, na Assessoria de Gestão Estratégica (Agete). Dedica-se ao estudo e adoção da Metologia ágil (Scrum) desde 2018.

Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública

Promover o desenvolvimento de novos processos para a gestão do Estado está entre os objetivos do Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública. Iniciados em novembro de 2019, os encontros seguirão sendo realizados de forma virtual durante o período de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

MAIS NOTÍCIAS