Notícias


Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe do Caminho dos Faróis participa da campanha Mares Limpos

Atividades serão realizadas na sexta-feira e no sábado, dias 27 e 28 de setembro
24/09/2019 Por Amorim Comunicação – Foto: Amorim Comunicação / Divulgação
Anterior Próximo

Criada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, a campanha Mares Limpos 2019 terá pelo terceiro ano consecutivo a participação do Caminho dos Faróis, no Rio Grande do Sul, com atividades realizadas na próxima sexta-feira e no sábado, dias 27 e 28 de setembro.

Nos anos de 2017 e 2018, o Caminho dos Faróis recolheu mais de duas toneladas de lixo no balneário do Hermenegildo e na Barra do Chuí, incluindo sacolas, tampinhas de garrafa pet, garrafas pet, canudinhos plásticos, pedaços de redes de pesca e pedaços de plásticos.

Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos.

Programação 2019

A campanha Mares Limpos ocorre por todo o planeta, contando com vários eventos de limpeza de praias. Nos Balneários de Barra do Chuí e Hermenegildo, pertencentes ao município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do RS, o Caminho dos Faróis, organizará diversas atividades.

A programação começa na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, com uma ação de limpeza da praia, na Barra do Chuí, com os alunos e professores da EMEF José Bernardino de Souza e voluntários da comunidade. Já no período da tarde ocorrerá uma apresentação do Grupo de Teatro Bonecos da Montanha (de Canela/RS) para os alunos e comunidade.

No sábado, dia 28, o período da manhã terá uma apresentação do teatro de bonecos para os alunos da EMEF Cel. Álvaro de Carvalho e comunidade da Praia do Hermenegildo. Já a tarde será marcada pela limpeza da praia do Hermenegildo, com ex-caminhantes, parceiros voluntários, alunos, professores e comunidade.

MAIS NOTÍCIAS