Notícias


Superintendência dos Serviços Penitenciários forma 224 novos servidores penitenciários

O evento ocorreu na Casa da Música – OSPA
24/09/2019 Ascom Susepe – Foto: Susepe
Anterior Próximo

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Escola do Serviço Penitenciário, realizou, na segunda-feira, dia 23 de setembro de 2019, a formatura do 32º curso de formação profissional de agente penitenciário (6ª edição) e do 4º curso de formação de agente penitenciário administrativo (7ª edição).

São 193 agentes penitenciários e 31 agentes penitenciários administrativos, que, a partir de terça-feira (24), serão designados para atuar em diversos estabelecimentos prisionais do RS, nas dez delegacias penitenciárias.

A distribuição dos agentes vai atender principalmente os municípios que integram o Programa RS Seguro, projeto do Governo que tem no sistema prisional um dos eixos principais.

O vice-governador e Secretário da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, destacou que a criação da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) é um reflexo da importância dada ao sistema prisional nesta gestão. Ranolfo enalteceu o trabalho realizado pelos servidores penitenciários para garantir a segurança pública do RS.

Esse também foi o destaque feito pelo Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli. “A atuação dos operadores do sistema prisional é um trabalho muitas vezes invisível e não valorizado, mas sem o qual é impossível falarmos em segurança da sociedade”, afirmou.

Destacou ainda que, sem profissionais capacitados e comprometidos nos estabelecimentos prisionais, não se pode dar concretude a ações tão importantes, como a inclusão social, para devolver à sociedade, após o cumprimento da pena, sujeitos com efetiva capacidade de emancipação social.

O Superintendente da Susepe, César da Veiga, parabenizou os servidores e destacou o trabalho do curso de formação, fundamental para que os servidores cumpram a nobre missão de trabalhar, diariamente, na segurança e no tratamento penal, nos 115 estabelecimentos prisionais do Estado.

As disciplinas ministradas durante três meses de curso foram agrupadas em três eixos básicos: fundamentos da pena e da prisão, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária.

O Diretor da ESP, Alexandre Bobadra, também apontou a importância do trabalho realizado pelo servidor penitenciário, ao cuidar de uma população carcerária de mais de 40 mil presos e também ser responsável pela segurança de todos os gaúchos.

Também participaram da mesa de abertura o Coordenador de Trabalho e Renda do Departamento Penitenciário Nacioanl (Depen), José Fernando Vazquez, e os deputados Zucco e Santini. O evento ocorreu na Casa da Música – OSPA.

Além disso, estiverem presentes diversas outras autoridades, como o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Mario Ikeda, a Diretora do Instituto-Geral de Perícias, Heloísa Helena Kuser, a Chefe de Polícia, Nadine Anflor, e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel César Bonfanti.

MAIS NOTÍCIAS