Notícias


Pelotas já conta com Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Prefeita Paula Mascarenhas assina Decreto nº 6.209, de 19 de setembro de 2019, que institui o instrumento
23/09/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Na manhã da quinta-feira, dia , a prefeita Paula Mascarenhas assinou o Decreto 6.209/2019, que institui o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Pelotas. O instrumento estabelece os objetivos e as diretrizes para sua implantação, monitoramento, avaliação e revisão periódica, visando efetivar a política municipal do setor. O vice-prefeito Idemar Barz acompanhou a cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal.

O Plano segue a Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e objetiva à integração entre os modos de transporte e a melhoria na acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município. Pelo documento, cidades com mais de 20 mil habitantes precisam ter seu próprio Plano de Mobilidade.

“O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é importante para o futuro da cidade. Não é um plano da Prefeitura, mas sim do Município. Construído coletivamente, é fruto de consenso entre aqueles que tornam a cidade viva”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, dirigindo-se a todos que se envolveram no trabalho.

Paula lembrou que “quando se falava, há alguns anos, em plano de mobilidade, parecia algo distante, difícil de realizar. No entanto, apostamos na possibilidade, nas pessoas e no tempo certo. Com o Plano aprovado, podemos acessar recursos para que a cidade cresça com planejamento. O documento permite dar passos importantes”.

A palavra dos envolvidos

O coordenador geral do Plano, Luiz van der Laan, comentou que a participação foi a tônica do projeto, culminando com uma construção coletiva. Também relatou todas as etapas da elaboração, que incluíram reuniões, consultas públicas, seminários, ideias, relatos, contribuições, críticas, levantamentos, contatos e propostas. “O instrumento é válido para os presentes e futuros gestores.”

O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, salientou que o Plano aprovado é o resultado de uma longa jornada de trabalho técnico que “abrirá horizontes a curto, médio e longo prazos”. O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, enfatizou sempre ter defendido a posição de que Pelotas, com o pessoal local, teria condições de elaborar seu próprio Plano. “O instrumento dará o 'norte' a todos os setores envolvidos na mobilidade”.

Controle técnico

O deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) enalteceu as qualidades do Município e parabenizou os envolvidos nas tarefas de elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável.

A prefeita Paula destacou que a ferramenta prevê controle técnico permanente de planejamento e mobilidade, a ser exercido pelas secretarias de Transporte e Trânsito, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, e de Planejamento e Gestão. No ato, indicou e nomeou, como coordenador do Comitê Técnico, o coordenador geral da elaboração do Plano, Luiz van der Laan, em reconhecimento ao seu trabalho, dedicação e persistência.

“Pelotas, antes do Plano, já deu passos decisivos para melhorar a mobilidade”, afirmou a prefeita, citando como exemplos as licitações do transporte coletivo urbano e rural, que atraíram maior número de usuários para o transporte público, o investimento na construção de corredores de ônibus, além de ciclovias e ciclofaixas destinadas ao uso de bicicleta como meio alternativo. “Vamos cumprindo os desafios para que Pelotas se volte cada vez mais às pessoas.”

Expressivo público acompanhou a cerimônia de assinatura do Decreto. Entre ele, os secretários Ubirajara Leal (Habitação e Regularização Fundiária), Antônio Ozório Campos (Serviços Urbanos e Infraestrutura), Giorgio Ronna (Cultura), Abel Dourado (Governo), e Luiz Eduardo Tejada (Obras e Pavimentação); os assessores especiais Sadi Sapper, Fábio Machado e Clotilde Victória; o coordenador-técnico do Plano de Mobilidade, Evaldo Krüger; os vereadores Marcus Cunha (PDT) e José Paulo Benemann (PSDB); além de representantes das universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel) e de entidades.

MAIS NOTÍCIAS