Notícias


Festas do Morango e do Pêssego serão lançadas na Expofeira, no dia 10 de outubro, às 10h30min

Salão Nobre da Associação Rural sediará divulgação dos eventos municipais da colônia
23/09/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães – Foto: Petra D. from Pixabay / Divulgação

No dia 10 de outubro, quinta-feira, às 10h30min, durante a 93ª Expofeira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), fará o lançamento oficial da 3ª Festa Municipal do Morango e da 6ª Quinzena do Pêssego.

As cortes dos dois eventos estarão presentes e a rainha e a princesa do morango, de 2019, receberão as faixas de suas antecessoras.

O lançamento dos eventos municipais mobiliza mulheres da zona rural, que produzirão docinhos de morango e de pêssego para degustação no final do encontro, cujo objetivo é popularizar as culturas tradicionais de Pelotas, estimulando o hábito do consumo das frutas para valorizar as atividades que envolvem a produção.

Troca de reinado

As atuais rainha e princesa do morango – Evelize Holz e Jennifer Silva – passarão as faixas e coroas às sucessoras: Natália Klug Radke e Daniela Contreira Duarte. A elas, cabe a tarefa de divulgar a 3ª Festa Municipal do Morango, marcada para os dias 9 e 10 de novembro, na Comunidade Redentor, Estrada da Gama, 9º distrito, Monte Bonito.

O período da safra do morango é marcado por iniciativa que proporciona a venda da fruta diretamente do produtor ao consumidor, por meio de feiras fixa e itinerante. A população do Centro e dos bairros têm a oportunidade de adquirir morango e derivados (cucas, geleias, doces, suco e outros) nas bancas ou no ônibus da SDR, adaptado para circular com os produtos e montar ponto de vendas.

Os dois dias de festa na Comunidade Redentor reúnem milhares de pessoas. O público, de todas as idades, aproveita as atrações artísticas e culturais, aprecia os produtos e os consome nos estandes de produtores e expositores, e ainda conta com as opções dos espaços do artesanato e da agroindústria.

Quinzena do Pêssego

A rainha e a princesa do Pêssego – Helen Strelow Kanabach e Jade Lima da Silva -, eleitas em evento realizado neste mês, na festa anual da Comunidade São Mateus, no Rincão da Cruz, 8º distrito, estarão na 93ª Expofeira, no lançamento das festas municipais, reforçando a divulgação da 6ª Quinzena do Pêssego e da Abertura da Colheita.

A Quinzena do Pêssego de 2019 será de 23 de novembro a 7 de dezembro e, a Abertura da Colheita, dia 1º de dezembro, no Salão Indústria Show, Rincão da Caneleira, 7º distrito, Quilombo, com diversas atrações.

A Quinzena foi instituída em 2014, por iniciativa do Gabinete da vice-prefeita, à época, Paula Mascarenhas. Durante as duas semanas, o Município conta com diversas iniciativas para promover o consumo da fruta.

Restaurantes da cidade, parceiros da ideia, produzem pratos especiais com o pêssego como ingrediente das receitas. Escolas, empresas e outros grupos também aderem à programação. No período, atuam feiras fixa e itinerante, com a fruta e derivados para venda direta do produtor ao consumidor.

MAIS NOTÍCIAS