Notícias


"Uergs está à altura dos desafios", afirma Leite sobre os 19 anos da universidade

A importância da universidade foi destacada pelo governador em debate transmitido por rede social na noite da sexta, dia 10
13/07/2020 Texto: Suzy Scarton e Vanessa Kannenberg / Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Em comemoração aos 19 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a instituição promove uma programação com eventos virtuais, com a participação de convidados, e lançamento de diversas ações envolvendo a comunidade universitária.

Na sexta-feira, dia 10 de julho de 2020, o governador Eduardo Leite, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, participaram de um debate transmitido pelas redes sociais.

“A Uergs tem tido um papel importante na nossa agenda de desenvolvimento do Estado, e sempre tem se proposto a colaborar com nossos programas de inovação, e também está alinhada a um conceito muito atual, o da sustentabilidade ambiental. A universidade é uma impulsionadora das regiões onde está inserida, onde está presente com cursos de graduação. Dito isso, ressalto que o aniversário da instituição é o aniversário, também, de todos que a fazem. Nossa Uergs está à altura dos desafios do presente para construir um belo futuro", celebrou o governador.

O objetivo da iniciativa, além de marcar o início das comemorações de 20 anos da instituição, é dar visibilidade à trajetória e ao potencial da universidade por meio da valorização das pessoas que fazem ou fizeram parte da história da Uergs desde a sua criação.

“A educação está no centro da estratégia de desenvolvimento do governo, assim como a inovação", afirmou o secretário Lamb ao apresentar o programa Inova RS. A iniciativa visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias com os atores do ecossistema: a universidade, o governo, as empresas e a sociedade, na denominada quádrupla hélice.

Lamb lembrou ainda dos programas de educação que estão inseridos no Inova RS. “Temos os programas Conecta e Techfuturo, mas o Educar para Inovar tem sido o grande parceiro da Uergs. Neste tempo de pandemia, tem levado conhecimento científico sobre saúde, ambiente, inovação e prevenção”, afirmou, se referindo ao curso à distância lançado em 28 de abril, no Dia Mundial da Educação, sobre o novo coronavírus.

A Uergs está presente em 24 municípios gaúchos, ministrando cursos de graduação e pós-graduação nas três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente.

MAIS NOTÍCIAS