Notícias


Eldorado do sul publica decreto que coloca cidade em situação de emergência em razão de alagamentos, da maior enchente dos últimos 70 anos

Mais de 3 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no município
11/07/2020 Texto e foto: Prefeitura de Eldorado do Sul

Às fortes chuvas que atingiram níveis, com média superior a prevista para esta época do mês em diversas cidades do Rio Grande do Sul já ultrapassaram a marca de 100 mm.

Esse cenário associado a elevação dos níveis acumulados do Rio Jacuí, principalmente, no Rio Taquari, que teve sua maior enchente nos últimos 70 anos e nas bacias contribuintes do Lago Guaíba, agrava ainda mais situação de inundação nas diversas áreas urbanas e rurais do município de Eldorado do Sul. O nível do Guaíba segue subindo e já chegou a marca de 2, 61 metros, quando o normal é 1,2 metro.

São mais de cinquenta pessoas em abrigos e outras 800 levadas a casa de parentes e amigos. No total, mais de 3 mil pessoss foram atingidas. As famílias desabrigadas estão na E.M.E.F David Riegel Neto, na E.M.E.F Padre Antônio Vieira e  na E.M.E.F Medianeira.

Os bairros Chácara, Picada, Vila da Paz e Cidade Verde são os mais afetados. Em alguns deles, a água alcança mais de um metro e os moradores utilizam barcos para se locomover.

Tanto a Defesa Civil, quanto as equipes dos Bombeiros Voluntários estão de prontidão e ajudando os moradores, utilizando máquinas e caminhões públicos de voluntários e também disponibilizado tijolos e pallets.  

A Defesa Civil pode ser acionada através dos telefones (51) 9 8595-1470, 9 8595-1460 ou 9 8595-1493.

MAIS NOTÍCIAS