Notícias


Centro de Atendimento Municipal ao Autismo (CEAMA) ganha vida em Butiá

A criação do CEAMA atenderá a demanda de diversas famílias butiaenses, que precisavam buscar atendimento em Porto Alegre ou Santa Cruz do Sul
07/07/2020 Texto e foto: Prefeitura de Butiá

De forma pioneira na Região Carbonífera, Butiá passa a contar com um Centro de Atendimento Municipal ao Autismo (CEAMA). Após a aprovação do projeto de lei (PL) 3.899/2020, pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal deu início a estruturação do espaço físico e formação da equipe de profissionais. A criação do CEAMA atenderá a demanda de diversas famílias butiaenses, que antes precisavam buscar atendimento em Porto Alegre ou Santa Cruz do Sul.

O espaço ofertará, gratuitamente, o atendimento especializado nas áreas de terapia ocupacional, neurologia, psicopedagogia e fonoaudiologia. Nesta semana, a coordenadora do CEAMA, Patrícia Sampaio, e a professora Márcia Almeida, em entrevista ao programa Informativo da Prefeitura, explicaram que a primeira etapa consiste no contato e agendamento das entrevistas com as famílias. Segundo a coordenadora, o momento é resultado de uma longa caminhada, que agora está sendo entregue a comunidade. “O centro é fruto do trabalho de muitas mãos”, pontuou.

Em um primeiro momento, o CEAMA entrou em contato com as escolas do município para identificar alunos que já possuem o diagnóstico. Agora, uma nova etapa está prevista, tendo como foco a busca de crianças a adolescentes que ainda não tem o diagnóstico conclusivo. A equipe de colaboradores é formada por profissionais que atuavam na rede municipal, com exceção de uma profissional que necessitou ser contratada, mas já fixou moradia no município.

Na quarta-feira, dia 1° de julho de 2020, o prefeito Daniel Almeida esteve no local, conhecendo as dependências e dialogando com pais e a coordenadora Patrícia Sampaio. O CEAMA está localizado na Avenida Leandro de Almeida, ao lado do Cartório Eleitoral.

MAIS NOTÍCIAS