Notícias


Domingo no Castelo, em Pelotas, dá boas vindas à primavera com programação diversificada

A sexta edição do projeto acontece domingo, das 10h às 17h
21/09/2019 Ascom Satolep Press – Foto: Ígor Islabão / Satolep Press

A primavera será recebida de braços abertos nesse domingo, dia 22 de setembro de 2019, das 10h às 17h, em evento no Castelo Simões Lopes, em Pelotas.

A sexta edição do Domingo no Castelo é um convite ao público para que celebrem a chegada da estação das flores com uma série de atividades artísticas e culturais, ocupando os jardins do histórico prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

A ideia é que uso criativo do espaço esteja conectado a um espaço de lazer e convivência. “O evento quer acima de tudo promover ações de pertencimento, envolvimento e apropriação do patrimônio por parte da comunidade”, destaca a arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultura, responsável pelas obras de restauro do prédio.

O cenário do Castelo das flores estará aberto a partir das 10h, preparado para que o público desfrute o dia em meio a atividades de arte, cultura, música, brincadeiras lúdicas, praça de alimentação, feiras, antiquários, briks, brechós, exposições, para adultos e crianças. A praça de alimentação estará disponível, possibilitando desde almoço ao ar livre, até um piquenique no domingo de sol.

O “Diálogos no Castelo”, às 11h, terá como tema Mulheres, estimulando uma reflexão sobre a vida das mulheres do passado e do presente, que de alguma forma tiveram relação com a história do prédio e do bairro.

A conversa será mediada pela historiadora Gabriela Rosselli, e terá as seguintes convidadas: Lourdes Pedroso (Presidenta da Associação de Moradores do Bairro), Mirsca Simões Lopes (neta de Augusto Simões Lopes), Rosana Martins dos Santos (Presidenta do Bloco Burlesco Bafo da Onça) e Sirley Amaro(Mestra Griô).

As visitas guiadas, sempre com grande procura nas edições do evento, acontecem ao custo de R$ 2,00 por pessoa, e serão conduzidas pelos historiadores Gabriela Rosselli e Vinicius Veleda.

“Ao andarilhar pelo interior do prédio convidamos os visitantes a desvelar cada cômodo, e ao mesmo tempo narramos a memória do lugar e curiosidades dos antigos moradores”, detalha Gabriela. Com duração de 30 minutos, o tour revela interessantes histórias guardadas pelo tempo. Desta vez a visita acabará na garagem, local onde acontece a primeira fase da obra de restauração.

“Nossa intenção é mesclar passado e presente, ressignificando este patrimônio”, complementa. A exposição de banners “Aberto para obras” apresenta as etapas do restauro e a história do Castelo, para que o público reconheça o local e sua memória.

As exposições artísticas têm a curadoria da arquiteta e urbanista Cláudia Barros, que selecionou quadros, imagens e objetos de artistas pelotenses, dando uma amostra do que será a futura Bienal no Castelo.

A tradicional Feirinha do Castelo apresenta mais uma vez antiquários, brechós, briks e floriculturas, possibilitando uma série de opções de compras para todos os gostos e idades. Na parte da tarde, a partir das 15h, o Clube do Choro faz uma apresentação ao ar livre, reunindo repertório com as melhores lembranças de Avendano.

O evento é uma parceria do Instituto Eckart com a Surya, a Lua Nova Produções, a Perene Patrimônio Cultural e a Satolep Press. O projeto de restauro do prédio está em curso e o Instituto Eckart é o responsável pela gestão do patrimônio até 2032.

O restauro acontece através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com aporte de recursos da Arrozeira Pelotas, SLC Alimentos, Camil Alimentos e Engenho São Bento.

Confira a programação:

11h - 12h = DIÁLOGOS NO CASTELO – Tema: MULHERES

Mediadora: historiadora Gabriela Rosselli

Convidadas: Lourdes Pedroso (Presidenta da Associação de Moradores do Bairro), Mirsca Simões Lopres (neta de Augusto Simões Lopes), Rosana Martins dos Santos (Presidenta do Bloco Burlesco Bafo da Onça) e Sirley Amaro(Mestra Griô)

13h - 17h = VISITAS GUIADAS – Custo R$ 2,00 por pessoa (30 minutos)

Visitas guiadas pelo interior do Castelo, conduzidas pelos historiadores Gabriela Rosselli e Vinicius Veleda. Durante o percurso os visitantes o interior do prédio e ao mesmo desvendam detalhes da memória do

15h = MÚSICA com Clube do Choro

10h - 17h =

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS: Tem a curadoria da arquiteta e urbanista Cláudia Barros, reunindo quadros, imagens e objetos de artistas pelotenses, dando uma amostra da futura Bienal no Castelo.

FEIRINHA DO CASTELO: a tradicional Feirinha do Castelo reúne antiquários, brechós, briks, floriculturas, entre outras.

GASTRONOMIA: a partir das 10h a praça de alimentação está aberta possibilitando que o público almoce ao ar livre ou faça o seu piquenique no domingo de sol.

ABERTO PARA OBRAS: Exposição de banners com a história do lugar para que o público reconheça o local e sua memória.

MAIS NOTÍCIAS