Notícias


Pelotas Parque Tecnológico comemora 3 anos com coquetel

Uma "linha do tempo" destacou os principais avanços ao longo destes 36 meses
21/09/2019 Por Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Na segunda-feira, dia 16 de setembro de 2019, a Prefeita Paula Mascarenhas participou do coquetel em homenagem aos três anos do Pelotas Parque Tecnológico. Na ocasião, foi relembrada toda a trajetória que culminou na inauguração do Parque em 16 de setembro de 2016.

Além de uma mensagem por vídeo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a noite contou com coquetel – organizado pelo curso de Gastronomia do Senac Pelotas -, lançamento da linha do tempo do Parque e homenagens.

Segundo a prefeita, a história do Parque iniciou há 14 anos quando o ex-prefeito Bernardo de Souza começou a projetar um espaço voltado à tecnologia em Pelotas.

“O poder público foi, sim, o primeiro a acreditar, depois buscou a parceria das instituições de ensino e, finalmente, a iniciativa privada se uniu para fazer tudo isso acontecer”, disse ela, relembrando ainda nomes de outros ex-prefeitos, como Adolfo Antônio Fetter e Eduardo Leite, e secretários municipais que participaram do projeto.

Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, o espaço e tudo que o compõe representa uma possibilidade de mudança de vida para quem precisa de oportunidades de trabalho, sendo que a área da inovação e da tecnologia se prestam muito bem a isso. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, que gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.  

Lançamentos

Durante o evento, foram lançados o “Quadro Problemas Reais e Soluções Inovadoras”, criado pela aluna do curso de Design Digital da UFPel, Daniela Alves; o projeto arquitetônico do escritório da Rede de Incubadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), que deverá funcionar no segundo semestre de 2020 e terá capacidade de atender até quatro empresas incubadas; e a linha do tempo, com parte da história do Parque.

Também foi entregue uma placa em homenagem e agradecimento à primeira Gestão da Tecnosul – 2016/2019, representada pelo ex-presidente do Conselho e ex-secretário da Sdeti, Fernando Estima, atual superintendente do Porto de Rio Grande.  

Presenças

Além do governador Eduardo Leite, o senador Lasier Martins (Pode) e o deputado Federal Daniel Trzeciak (PSDB) também enviaram vídeos que foram transmitidos ao público. Participaram da homenagem o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fabrício Tavares (PSD); o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal; o reitor do IFSul/Pelotas, Flávio Nunes; dentre outras autoridades.  

Linha do Tempo

21/05/2010: Criação da Tecnosul Parque Cientifico e Tecnológico

07/11/2011: Aquisição do Prédio (desapropriação)

01/11/2013: Início das obras do Pelotas Parque Tecnológico

30/06/2016: Posse da 1ª diretoria da Associação Tecnosul

16/09/2016: Inauguração do Pelotas Parque Tecnológico

23/05/2017: Primeiras Empresas a se instalarem no espaço: Outdabox, Melhor Envio e Gestum

14/10/2017: Instalação da Incubadora Conectar – UFPel

28/03/2018: Pelotas Parque Tecnológico atinge 100% de ocupação

06/06/2018: Passa a integrar o quadro social da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp)

09/08/2018: Instalação da Incubadora Ciemsul – UCPel

03/04/2019: Instalação da Incubadora Senatec – Faculdade Senac.

MAIS NOTÍCIAS