Notícias


Prefeita de Pelotas prestigia lançamento de serviços do Judiciário

Centrais vão facilitar e agilizar atendimento da população, unindo-se ao sistema eproc
21/09/2019 Por Assessoria de Comunicação de Pelotas / Daiane Santos - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Centrais vão facilitar e agilizar atendimento da população, unindo-se ao sistema eproc

A Prefeita Paula Mascarenhas prestigiou o lançamento de dois serviços do Poder Judiciário: a Central de Atendimento ao Público (CAP) e a Central de Cumprimento Cartorário (CCC).

O ato foi na segunda-feira, dia 16 de setembro de 2019, no Foro da Comarca de Pelotas. Por meio dos dois postos, a ideia é agilizar e facilitar o atendimento da comunidade, unindo-se ao eproc, sistema eletrônico de registro dos processos judiciais, que já está disponível à comunidade.

Na CAP, são possíveis o cadastro e a validação dos advogados no eproc, a alteração de senha, a obtenção de chave do processo e de informações sobre o andamento processual.

O espaço também pode ser usado a fim de buscar auxílio para peticionar e anexar documentos nos autos, além de realizar esclarecimentos sobre o sistema.

A estrutura da CCC atua no cumprimento cartorário dos processos eletrônicos do site, como expedição de ofício, mandados e cartas precatórias, entre outros.

Celeridade e humanização

Para a prefeita, a mudança é um avanço e vai descomplicar bastante o encaminhamento judicial dos processos, garantindo a segurança destes, que estarão disponíveis e acessíveis aos cidadãos.

“Sonhamos com uma cidade digital, em que a tecnologia trabalhe em favor do cidadão. Com certeza, as novas mídias vieram para facilitar a vida da população e o Poder Judiciário está de parabéns por adentrar esse universo.”

Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, o juiz Marcelo Malizia Cabral falou sobre a importância da digitalização para celeridade dos processos e destacou que a CAP assegurará uma maior humanização da recepção dos usuários nas Comarcas.

“Enquanto a CCC permite mais rapidez na resolução dos processos, beneficiando as partes e os advogados, a CAP é a certeza de que não perderemos a essência do atendimento pessoal”, esclareceu.

Presenças no ato

Participaram da solenidade os juízes corregedores André Luis Tesheiner e Lucas Maltez Kachny; o presidente da Câmara Municipal de Pelotas, vereador Fabrício Tavares (PSD); da Procuradoria-geral do Estado, Guilheme Kunert; o presidente da subseção da OAB Pelotas, Paula Grill Silva Pereira; o comandante do CRPO/Sul, coronel Eduardo dos Santos Peracchi; e o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Márcio Facin.

Sobre o eproc

O eproc foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região o (TRF4). Desde seu lançamento, em julho, mais de 2,7 mil novos processos judicias eletrônicos foram cadastrados no sistema e outros 4 mil julgados.

MAIS NOTÍCIAS