Notícias


Hospital de Charqueadas recebe 10 respiradores para atender também população prisional

Respiradores pulmonares foram enviados pelo Ministério da Saúde para reforçar a estrutura de atendimento a pacientes com Covid
05/07/2020 Ascom SES / Edição: Secom - Foto: Divulgação SES

A Secretaria da Saúde (SES) entregou os 10 respiradores destinados à nova ala de UTI adulto do Hospital de Charqueadas, que também receberá casos graves de Covid-19 detectados entre a população prisional.

A iniciativa faz parte de um acordo entre a SES, a Associação Hospitalar Vila Nova e a prefeitura de Charqueadas. As novas vagas estão sendo implementadas com os respiradores enviados pelo Ministério da Saúde e com a posterior habilitação no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Associação Hospitalar Vila Nova se apresentou apta para ampliar a capacidade de leitos de UTI adulto para atender pelo SUS, com a disponibilização de todas as condições necessárias, como camas e equipe de profissionais para atuar na nova ala de atendimento a casos graves de coronavírus.

A diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial da SES, Lisiane Fagundes, disse que “esses novos leitos fazem parte do processo de ampliação da capacidade instalada de leitos de UTI para atendimento da Covid-19 em que o governo do Estado está empenhado, contando com o apoio do Ministério da Saúde".

Conforme Lisiane, até agora o Rio Grande do Sul já aumentou em 70% o número de leitos de UTI, com previsão de chegar a 104% em breve.

O presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, informa que a nova UTI será montada no espaço no bloco cirúrgico do Hospital de Charqueadas. "Temos área, equipe médica e aparelhos”, acrescenta.

MAIS NOTÍCIAS