Notícias


Audiência Crioula lota Rancho da Paz durante a Semana Farroupilha, em Pelotas

Vice-prefeito participou do julgamento de ação de usucapião feito pelo patrono das festividades
20/09/2019 Por Assessoria de Comunicação de Pelotas / Repórter: Kímberlly Kappenberg - Fotos: Igor Sobral
Anterior Próximo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Histórico foi tribunal para uma Audiência Crioula durante a Semana Farroupilha.

Na noite da terça-feira, dia 17 de setembro de 2019, o juiz diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, julgou uma ação de usucapião no Rancho da Paz.

A sessão atraiu dezenas de pessoas, entre autoridades, tradicionalistas e estudantes de Direito, que lotaram o espaço.

O vice-prefeito Idemar Barz prestigiou a Audiência Crioula e disse estar impressionado com o grande interesse, principalmente dos jovens, na noite diferenciada.

“A cultura gaúcha é diversificada; vai além do chimarrão e do churrasco. A Semana Farroupilha conta com a participação de todos os segmentos da comunidade, e Pelotas é privilegiada por ter um juiz gaudério”, afirmou Idemar.

Com um tribunal de pilcha e conduzida em formato de versos, a sessão tem como objetivo aproximar a justiça da comunidade. O caso julgado pelo juiz, e patrono da Semana Farroupilha, se referia a uma área de dois hectares no Monte Bonito – 9º distrito e teve um final feliz para o casal Ana Maria e Reni Soares, que há 11 anos vive no local e produz frutas e hortaliças, além de criar animais.

Essa foi a 20ª Audiência Crioula de Malizia Cabral, o segundo magistrado do Rio Grande do Sul a abraçar a ideia criada em 2003. Atualmente, 15 juízes realizam as sessões solenes em homenagem à cultura e à tradição do Estado, “mantendo acesa a chama idealizada por Paixão Cortes”, contou o Patrono da Semana Farroupilha de Pelotas.

MAIS NOTÍCIAS