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Serviço de acolhimento virtual e orientações médicas é expandido a todos os servidores estaduais

Ação busca atuar de forma preventiva neste momento de vulnerabilidade mental e física dos trabalhadores
02/07/2020 Ascom Seplag / Edição: Secom – Foto: Divulgação

Lançado em abril para servidores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) em virtude da pandemia do coronavírus, o serviço de acolhimento virtual e orientações médicas foi expandido e agora está acessível a todos os servidores do Estado. A novidade foi disponibilizada nesta segunda-feira, dia 29 de junho de 2020.

O serviço é uma iniciativa do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest/Seplag) por meio do Programa de Saúde dos Servidores Públicos (Proser). A ação busca atuar de forma preventiva como um canal de apoio neste momento de vulnerabilidade mental e física dos trabalhadores.

A diretora do Dmest, Carla Martin Bravo, esclarece que o serviço pode ser procurado também por questões que não estejam relacionadas às mudanças que a pandemia impôs às rotinas e mantém com total segurança o sigilo profissional que os atendimentos exigem.

"Estamos passando por um momento sem parâmetros. As mudanças podem nos trazer aflição, desânimo, ansiedade e, para isso, muitas vezes necessitamos falar com um profissional técnico que possa ter uma escuta sensível e passar conforto e orientações. Com este serviço, queremos acolher a quem precisa como forma de nos fortalecermos enquanto servidores, cidadãos para, assim, podermos ter uma atuação mais saudável", explica Carla.

Como funciona

Ao acessar o site planejamento.rs.gov.br/acolhimento, o servidor terá duas opções de formulário para atendimento: um destinado para o acolhimento de forma on-line e outro para dúvidas médicas.

O primeiro deve ser preenchido para casos em que o servidor considere estar em alguma condição de dúvida, apreensão ou medo. A partir da avaliação feita pelos profissionais, serão trabalhadas formas para aliviar o sofrimento emocional e auxiliar a enfrentar as mudanças. A diretora do Dmest ressalta que o serviço não é um substituto da psicoterapia, mas um momento para a escuta sensível.

O segundo formulário é destinado para quem tem dúvidas gerais sobre a Covid-19 ou outras questões de saúde. Após o recebimento do formulário, a equipe médica do Dmest dará o retorno por e-mail.

O serviço de acolhimento poderá atender via e-mail, videochamada ou na forma que o servidor ou servidora considerar mais conveniente. Além do atendimento on-line, o acolhimento pode ser feito de forma presencial. Para agendar, basta enviar e-mail para proser@planejamento.rs.gov.br.

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