Notícias


Fepam lança cartilha com orientações sobre denúncias ambientais

Objetivo da publicação é melhor orientar o denunciante e qualificar os atendimentos
02/07/2020 Ascom Fepam / Edição: Secom – Foto: Divulgação

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) lançou uma cartilha on-line com dicas importantes para a realização de denúncias. O objetivo da publicação é melhor orientar o denunciante e qualificar os atendimentos, porque muitas dessas ações chegam incompletas ou poderiam ser resolvidas pelas equipes de meio ambiente do próprio município.

O Departamento de Fiscalização da Fepam recebe por mês, em média, 150 denúncias ambientais. Entre os principais casos estão contaminação de solo e água por lançamento irregular de esgoto, gerenciamento inadequado de produtos químicos, poluição atmosférica ou sonora e supressão de vegetação.

Para o chefe do Departamento de Fiscalização da Fepam, Vagner Hoffmann, o objetivo é apresentar os conteúdos ao denunciante de uma forma mais didática. “A elaboração de uma cartilha digital, mais ilustrativa, é uma alternativa para que o cidadão tome conhecimento dos conteúdos necessários para o encaminhamento das denúncias ambientais”, explica.

Hoffmann reforça que, quanto mais completas forem as informações fornecidas, maior é a qualidade e a agilidade da fiscalização. As coordenadas geográficas, por exemplo, são importantes para auxiliar no atendimento da denúncia.

Qualquer cidadão que testemunhar um dano ambiental que está ocorrendo ou que acontecerá deve comunicar o órgão ambiental. Assim que a denúncia for atendida, a resposta é encaminhada diretamente ao denunciante.

Canais para comunicar danos ambientais

• Telefone: 0800-0312146

• E-mail: denuncia@fepam.rs.gov.br

• Formulário eletrônico no site da Fepam (a denúncia pode ser feita de forma anônima)

MAIS NOTÍCIAS