Notícias


Susepe coloca tornozeleiras em apenados liberados pela Covid-19 em São Leopoldo

Agentes adotaram medidas de segurança e EPIs para instalação das tornozeleiras eletrônicas
02/07/2020 Ascom Seapen Susepe / Edição: Secom - Foto: Divulgação Seapen-Susepe

Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) finalizaram, nesta terça-feira, dia 30 de junho, a instalação de tornozeleiras eletrônicas em 109 apenados do regime semiaberto do Instituto Penal de São Leopoldo (IPSL). A ação foi realizada conforme decisão judicial, em função de 67 casos de Covid-19 detectados no estabelecimento prisional.

Os presos passaram para a prisão domiciliar, de acordo com progressão de regime prevista na Recomendação 62, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada em março de 2020 para adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo.

“A Seapen (Secretaria da Administração Penitenciária) e a Susepe estão trabalhando conforme as orientações do Sistema de Justiça, em especial as resoluções do CNJ e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no cumprimento da lei penal”, destacou o secretário Cesar Faccioli, pontuando também que estão sendo considerados todos os cuidados sanitários recomendados pelos órgãos de saúde internacionais, nacionais e locais.

Em quatro dias de trabalho, iniciados na última sexta-feira (26/6), os agentes penitenciários Alexandre Menezes da Silva, Elias Barros Feijó, Fernando Meneghetti Pauli e Matheus Alloy Bueno instalaram as tornozeleiras eletrônicas, utilizando medidas de segurança e todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários.

“É louvável o profissionalismo desses agentes, tanto no uso correto dos equipamentos, quanto no profissionalismo que tiveram para atuar nessa ação desafiadora. Eles foram designados para essa missão e a cumpriram com muita postura e dedicação”, enfatizou o chefe da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME), Éberson Trindade.

Com o esvaziamento da casa prisional, o local passará por uma higienização rigorosa. O delegado Penitenciário da 1ª Região, Benhur Calderon, explicou que já foi aberto um processo de contratação emergencial de empresa para a realização desse trabalho. Calderon prestou reconhecimento à atuação dos agentes e da direção do IPSL. “Os servidores e o diretor Rafael Jardim se empenharam muito para enfrentar essa situação com responsabilidade e de acordo com todos os procedimentos técnicos”, afirmou.

MAIS NOTÍCIAS