Notícias


Agências FGTAS /Sine oferecem mais de 1,4 mil vagas de emprego

Os trabalhadores devem acessar o aplicativo Sine Fácil
01/07/2020 Comunicação Social / Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – Foto: Divulgação

As Agências FGTAS /Sine oferecem 1.435 vagas de emprego no RS. Desse total, 67,8% não exigem experiência. Para se candidatar às vagas de emprego, os trabalhadores devem acessar o aplicativo Sine Fácil (disponível na Play Store ou Apple Store) ou entrar em contato com a Agência FGTAS/Sine mais próxima. A lista de e-mails, telefones e whats app das unidades está no final da matéria.

As ocupações com os maiores números de vagas abertas são: alimentador de linha de produção (278), técnico químico (105), abatedor (101), motorista de caminhão (52) e vendedor pracista (47). Com relação ao setor econômico, 39,5% das vagas pertencem à indústria; 32,7%, ao setor de serviços; 18,9%, ao comércio e 7,8%, à construção.

Do total de oportunidades de trabalho abertas, 21% não exigem escolaridade; 31,6% exigem Ensino Médio completo e 20%, Fundamental completo. No que tange à faixa salarial, 53,9% das vagas oferecem de 1,5 a 2 salários mínimos e 11,8%, de 2 a 3 salários mínimos.

Acumulado do ano

De janeiro a maio de 2020, foram contabilizados 479.545 desligamentos e 392.985 admissões de trabalhadores no Rio Grande do Sul, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No período, o saldo foi de -86.560 postos de trabalho. O comércio, os serviços e a indústria foram os setores mais afetados, com saldos de -33.310, -29.839 e -19.360, respectivamente. Já a construção e a agropecuária registraram saldos de -3.697 e -354, respectivamente.

Nos primeiros cinco meses do ano, as Agências FGTAS/Sine contabilizaram 351.842 atendimentos, 22.785 vagas de emprego, 76.393 encaminhamentos de trabalhadores para oportunidades de emprego e 113.038 solicitações de seguro-desemprego.

Seguro-desemprego

O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício do seguro-desemprego pela internet, após sete dias da dispensa, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do portal www.gov.br.

Ao acessar a conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento informado no comunicado de dispensa. Em seguida, deve-se confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorram problemas no encaminhamento online, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine do seu município para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar necessidade de confirmação no posto ou divergência de dados cadastrais.

Atendimento presencial

Atualmente, 123 Agências FGTAS/Sine dispõem de atendimento presencial. Em Porto Alegre, esse serviço é oferecido, exclusivamente, nas Agências FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31) e Zona Norte (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132).

No interior do Estado e na Região Metropolitana, permanecem fechadas as unidades de Gravataí, Lajeado, Rolante, Rio Grande e São Leopoldo. Os servidores dessas Agências estão em regime de teletrabalho e os atendimentos nessas localidades sejam normalmente por meio dos canais virtuais.

O funcionamento de todas as agências coordenadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes disponíveis nas unidades.

É obrigatório, ainda o uso de máscara e a distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente. Para agendar o atendimento presencial ou obter maiores informações, basta entrar em contato com a Agência FGTAS/Sine mais próxima. Clique aqui para acessar os telefones/whats app e e-mails das unidades.

MAIS NOTÍCIAS