Notícias


Adaptação de Dom Quixote enriquecida pela cultura flamenca é contemplada em edital de circulação estadual (RS) no edital FAC Movimento

30/06/2020 Texto e fotos: Roger Santos
Anterior Próximo

Uma das obras mais célebres da literatura mundial “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel de Cervantes é encenada ao público infanto-juvenil pela Rococó Produções Artísticas e Culturais (RS)


Quando um livro nos fascina, não hesitamos em recomendá-lo a todos.  Este é o motivo da proposta de “De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão” da Rococó Produções, aproximar os jovens leitores da boa literatura.

As fantasiosas e divertidas histórias de Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança, serão apresentadas pelo grupo em cinco cidades do RS além de realizar diversas outras ações como oficinas, bate-papo e interação com diferentes públicos do nosso estado.

A encenação criada no ano de 2019, já recebeu 7 prêmios nacionais de teatro, e retrata uma das mais importantes obras da Literatura Mundial, considerada o primeiro Romance Ficcional Moderno, quando publicada provocou imenso impacto em todos os campos da arte: ficcionistas. Poetas, artistas plásticos, dramaturgos, cineastas e etc até hoje inspiram-se na genialidade da obra para compor a sua própria visão de mundo.

Com passagem por importantes festivais de Teatro pelo Brasil, as cidades de Gravataí, Camaquã, Canoas, Erechim e Carazinho receberão as ações do projeto “Circulação – De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão”  com espetáculo que subverte a tradicional estética da contação de histórias e se vale de teatro, dança, música e flamenco para discutir temas como a amizade e a lealdade, as relações de poder e a imaginação através da leitura.

Com um afiado elenco composto por  Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves, que vivem, respectivamente, Dom Quixote e Sancho Pança, o espetáculo atravessa todas as gerações de espectadores, sugerindo muitas camadas de interpretação e convidando adultos e crianças para celebrarem de um mesmo espetáculo através de uma abordagem de linguagem não-violenta com o tempero principal do humor e da diversão.

Enriquecido por uma longa pesquisa na cultura Flamenca, estão presentes no espetáculo, os palmeios, os “pitos”, a percussão corporal e os sapateados que são valorizados pela Trilha sonora original de Pedro Borghetti que nos leva até a Espanha em seus ritmos como as tradicionais “sevilhanas” e “bulerias”.  

A região de La Mancha e os povoados de Albacate, Cuenca, Ciudad Real, Toboso e Toledo são recriados pela cenografia, iluminação e adereços do artista Roger Santos, em seus tons de sépia em referência a uma terra seca e poeirenta do centro da Espanha.

Ao longo dos 45 minutos de espetáculo, com indicação etária livre, todas essas questões se apresentam emolduradas por elementos de linguagem visual de rara elegância  em um projeto que se dedica a dialogar com o público infantil-juvenil e adulto, introduzindo uma estética um pouco mais elaborada e reforçando o convite a consumir teatro e leitura ao longo da vida.

Completando o projeto serão realizadas em cada uma das cidades Bate-papo com os espectadores após cada uma das sessões e Oficinas culturais: Contação de Histórias, Flamenco para Iniciantes e Ritmo/Percussão corporal.

Guilherme Ferrêra (proponente do projeto) “O Fundo de apoio a cultura através do edital FAC MOVIMENTO é extremamente importante para solidificação de artistas. Na criação de novos projetos, na manutenção das atividades e pesquisa de grupos/artistas e na credibilidade, pois ao ser contemplado, o projeto, diversos resíduos culturais permanentes ficam para a sociedade. E todos saem ganhando! ”

Sobre a Rococó - Criada em 2015 pelos artistas Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves, a produtora Rococó Produções Artísticas e Culturais completa 5 anos de atividades em 2020, e vem se destacando pela concepção e produção de espetáculos que mesclam diferentes linguagens artísticas, estabelecendo uma importante pesquisa em dramaturgia e linguagem cênica para o público infanto-juvenil. As montagens do grupo têm como marca fundamental a fusão de diferentes artes como princípio narrativo, promovendo nos palcos o encontro do teatro com a dança, a música e a contação de histórias.

Além de Guilherme e Henrique, que assinam a direção artística e produção geral da Rococó, o grupo conta com presenças importantes de Roger Santos na iluminação, e Alessandra Bier na Assistência de Produção e elenco que compõem o quadro fixo de artistas do Grupo.

MAIS NOTÍCIAS