Notícias


Edição 2020 dos Jogos Escolares da Juventude é cancelada em razão da pandemia da Covid-19

A etapa nacional do evento, programada para 7 a 21 de novembro, foi cancelada pelo Comitê Olímpico do Brasil
29/06/2020 Ascom Sel / Edição: Secom – Foto: Divulgação

Competição que reúne cerca de 5 mil jovens de 12 a 17 anos em uma mesma cidade, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) não serão realizados em 2020.

A etapa nacional do evento, programada para 7 a 21 de novembro, foi cancelada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em razão da pandemia da Covid-19. O comunicado foi oficializado ao secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, na quarta-feira, dia 24 de junho de 2020.

Vargas lamentou o cancelamento da competição. O titular da Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) ressaltou a dimensão dos JEJs. "São 17 modalidades que envolvem 2 milhões de estudantes de todo o país. É um projeto imenso que visa descobrir talentos e desenvolver modalidades esportivas."

Na manifestação, assinada pelo presidente Paulo Wanderley Teixeira, o COB, que organiza os JEJ desde 2005, explicou que a decisão foi tomada com apoio unânime das 14 confederações brasileiras integrantes do evento, que concordaram pela não realização em 2020, a qual foi pautada na priorização da preservação da saúde e integridade física de todos os envolvidos.

O COB assinalou, também que, após reuniões virtuais realizadas também com secretarias estaduais, responsáveis pelos JEJ e pelo processo seletivo localmente, houve consenso de que diversos fatores decorrentes da pandemia da Covid-19 impedem a organização segura do evento.

Em março último, em virtude dos riscos de contágio pelo coronavírus, o COB anunciou o cancelamento das etapas regionais da competição, previstas para setembro. O Rio Grande do Sul seria sede da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude em 2020. O município de Gramado iria sediar a etapa regional Amarela (Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul).

MAIS NOTÍCIAS