Notícias


Governo do RS recebe 67 recursos na oitava rodada do Distanciamento Controlado

Mapa preliminar divulgado na sexta-feira indica que RS tem nove regiões em bandeira vermelha
29/06/2020 Texto: Vanessa Kannenberg / Edição: Marcelo Flach/Secom
Anterior Próximo

Em pouco mais de 36 horas, o governo do Estado recebeu 67 pedidos de reconsideração nos dados utilizados na oitava rodada do Distanciamento Controlado.

Os municípios e as associações regionais tinham até as 6h30 de domingo, dia 28 de junho de 2020, para recorrer do resultado do mapa preliminar divulgado na sexta-feira, dia 26 de junho, em que nove regiões aparecem com bandeira vermelha.

Em todas as regiões classificadas neste nível, de risco epidemiológico alto, pelo menos um município ou associação encaminhou recurso. Das nove regiões em laranja (risco médio) e das duas em amarelo (risco baixo), não houve pedidos. Nenhuma foi classificada em preto (risco altíssimo).

No total, 301 municípios ficaram com bandeira vermelha no mapa preliminar. Destes, 185 podem adotar protocolos previstos na classificação laranja, sem necessidade de recurso ou revisão da cor, porque não têm registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos últimos 14 dias. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

DC semana8 mapa completo

Os recursos foram apresentados, pela primeira vez, por meio de formulário on-line disponibilizado pelo Estado no site do Distanciamento Controlado. Na rodada anterior, quando foram protocolados 30 recursos, o sistema utilizado foi e-mail. O endereço recursosdistanciamentocontrolado@saam.rs.gov.br passou a estar disponível somente para esclarecimento de dúvidas.

A partir de agora, os pedidos serão computados e passarão por análise do Gabinete de Crise na segunda-feira (29/6). No mesmo dia, à tarde, o governador Eduardo Leite fará o anúncio do mapa final, com as bandeiras que passarão a valer a partir de terça-feira (30/6).

Cronograma da 8ª rodada

• Quinta-feira: coleta de dados dos 11 indicadores
• Sexta-feira: divulgação das bandeiras preliminares
• Domingo: prazo até as 6h30 para apresentação de recursos
• Segunda-feira: análise de recursos e divulgação, à tarde, das bandeiras definitivas
• De terça-feira (30/6) a segunda-feira (6/7): vigência das novas bandeiras

Mapa preliminar da 8ª rodada

Além das quatro regiões que já estavam na bandeira vermelha, o mapa do Distanciamento Controlado apontou piora nos indicadores em outras cinco regiões: Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Santo Ângelo. Somadas a Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas, o Estado ficou, portanto, com nove regiões na bandeira vermelha na rodada preliminar do modelo.

Somente as regiões de Taquara e Bagé se encontram em bandeira amarela. As regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Pelotas, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado, que já estavam, e Santa Rosa, que se encontrava em bandeira amarela, ficaram com bandeira laranja nesta rodada.

MAIS NOTÍCIAS