Notícias


Programa Criança Feliz foi tema de capacitação, em Pelotas

Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos promoveu atividade para servidores municipais
19/09/2019 Por Prefeitura de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos: Michel Corvello

Servidores das secretarias de Assistência Social (SAS), Saúde e Educação e Desporto participaram, na terça-feira, dia 17 de setembro de 2019, de uma capacitação sobre o programa Criança Feliz do Governo Federal.

A atividade, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos no auditório da SAS, é voltada a nove municípios da Zona Sul.

Foram analisados os dados de cada cidade referentes a julho, e as multiplicadoras do programa no governo gaúcho tiraram dúvidas dos servidores e trabalharam estratégias complementares para a total implementação do Criança Feliz, com base na realidade da região.

Em Pelotas, mais de 1.200 famílias são acompanhadas por cerca de 80 visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), que aplicam a metodologia.

A iniciativa desenvolve-se através de visitas domiciliares, que representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida, favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto.

O objetivo é fortalecer as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.

Na quarta-feira, dia 18 de setembro de 2019, a Secretaria Estadual continua capacitando os profissionais pelotenses. Os servidores da SAS participam da Oficina Regional Acessuas Trabalho.

Conforme a gerente da Proteção Social Básica da SAS, Raquel Nebel, o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) estimula que usuários dos Cras e beneficiários do Bolsa Família tenham acesso a oficinas profissionalizantes, e o papel dos servidores é articular a rede de formação e encaminhar a população para as atividades.

MAIS NOTÍCIAS