Notícias


Aprovado projeto do Deputado Zé Nunes, que institui a Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS

A proposta é que a semana seja compatibilizada com o Dia de Respeito aos Ciclistas
26/06/2020 Por Marcela Santos – Foto: Diego Freitas / Divulgação

A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira, dia 24 de junho de 2020, o Projeto de Lei nº 40/2016, de autoria do deputado estadual Zé Nunes (PT), que institui a Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS. A proposta é que a semana seja compatibilizada com o Dia de Respeito aos Ciclistas, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Zé Nunes defende que o planejamento viário inclua este meio de transporte, como já ocorre na Holanda. “Com a criação do Ministério das Cidades nos governos Lula e Dilma, tivemos vários programas e recursos para financiar ciclovias, e preparar as cidades para o modal cicloviário. No RS, precisamos avançar, proporcionando a locomoção das pessoas com meios que diversifiquem os existentes e com segurança. A pandemia está nos mostrando a importância deste meio de transporte como alternativa”, explicou.

Conforme o proponente, a ideia é que neste período, sejam promovidos debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública.

“Além disso, queremos incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, bem como sensibilizar a sociedade dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo. Esperamos contribuir para dar visibilidade a este importante tema, que na nossa visão não é menor, pelo contrário, é estratégico. A sustentabilidade das cidades passa por ampliar ciclovias e incentivar o uso da bicicleta. Para isso, o Estado, nos seus entes, deve planejar, investir e orientar o desenvolvimento”, defendeu Zé Nunes.

Quando prefeito de São Lourenço do Sul, Zé Nunes, em 2005, Zé Nunes inaugurou a Ciclovia do Trabalhador, na Av. Nonô Centeno, uma obra que teve grande impacto para o município. Em 2012, após a enxurrada, o parlamentar inaugurou nova ciclovia, dessa vez na Praia da Barrinha, fundamental para o resgate da autoestima da comunidade.

MAIS NOTÍCIAS