Notícias


Engajamento para os desafios do ensino on-line aliado à fiel amizade dos pets

Ensino Médio do Senac Gestão & Negócios e Caxias do Sul proporcionaram momento temático para escutar os alunos em meio ao ensino on-line
24/06/2020 Usine de Notícias – Foto: Senac

Quem nunca quis levar seu animalzinho de estimação junto para a escola? Os alunos do Ensino Médio do Senac-RS tiveram essa oportunidade e sem sair de casa. Segundo um estudo realizado na República Tcheca e publicado na revista Mayo Clinic Proceedings: Innovations, Quality & Outcomes, em 2019, a companhia dos pets ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia no combate a ansiedade e a depressão, além, claro, de serem excelentes companhias!

Entendendo o valor que os animais têm na vida das pessoas e diante do cenário de isolamento social, o Ensino Médio do Senac-RS ofereceu um momento especial para seus alunos. As escolas Senac Gestão & Negócios e Caxias do Sul promoveram um Intervalo Pedagógico, encontro lúdico realizado através de uma plataforma on-line, entre alunos, professores e seus melhores amigos, os pets.

Para a docente da disciplina de artes do Senac Caxias do Sul, Paula Antoniazzi, participar de momentos on-line com os alunos é sempre um desafio: “Muitos não gostam de aparecer em frente às câmeras. Na atividade que teve a participação dos pets dos alunos, foi uma experiência maravilhosa. Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar seus amiguinhos pets para toda a turma. Com certeza foi uma ótima integração do grupo, um momento divertido com os alunos e professores”.

O aluno do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul, Éric Bitencourt da Silva confessa que adorou a ideia do encontro. “Gostei bastante, gosto de conhecer meus colegas e como não tivemos muito tempo de aula presencial foi bem legal conhecer o companheiro peludo (ou não) de cada um.”, afirma o estudante.

Para Antônia Neves, pedagoga do Ensino Médio Senac-RS, o momento exige criatividade e diversão para manter os alunos interessados e atentos às aulas.  "Buscamos desenvolver atividades que gerem conexão entre professores, equipe pedagógica e alunos, trazendo elementos da rotina deles, despertando o interesse e a motivação de estarem conectados com a escola."

As aulas on-line são o novo normal. Saber lidar com isso é uma necessidade que os docentes estão tendo que se adaptar. O momento é de desafios e superação, como afirma a especialista. "O Senac-RS está desenvolvendo suas aulas on-line desde o início do período de distanciamento social, com atividades diversificadas e inovadoras, trabalho coletivo e empatia, buscando amenizar os impactos do distanciamento e manter os estudantes engajados com a aprendizagem."

Em tempos de isolamento social, os bichinhos de estimação têm garantido um espaço especial nos corações de seus tutores. Companheiros inseparáveis são para muitos o alívio da pressão que a realidade atual impõe.

MAIS NOTÍCIAS