Notícias


Projeto de alunos do Senac Pelotas diminui desperdício de água nos lava a jato

A iniciativa também implementa medidor de nível no interior dos tanques de postos de combustíveis
19/09/2019 Por Uffizi Comunicação e Relacionamentos – Foto: Sasin Tipchai from Pixabay / Divulgação

O alto desperdício de água em postos de gasolina que prestam o serviço de lava a jato e os riscos para a saúde dos funcionários que ficam expostos ao contato direto com os combustíveis no momento do abastecimento são os fatores que motivaram os alunos do Senac Pelotas a desenvolver o Projeto Ecopack.

O trabalho será apresentado no Experience Senac, evento que propõe um espaço disruptivo, um momento de pensar novas tecnologias e experiências no mundo da educação.

De 25 a 27 de setembro, em Porto Alegre, alunos do Senac de todo RS apresentarão seus projetos e compartilharão conteúdos e experiências inovadoras.

Sob a orientação da professora Lidiane da Silva Hirdes, Giulia de Lima Skieres Pereira e Henry Nunes Porto, alunos da Aprendizagem Comercial em Serviços de Vendas no Senac Pelotas criaram o Ecopack, proposta que objetiva tornar sustentável a utilização de lava a jato e proporcionar mais segurança na leitura e abastecimento dos tanques de combustíveis, além de diminuir o contato direto dos funcionários com o mesmo.

Com a intenção de obter um produto viável para as empresas, os alunos apresentam duas perspectivas em uma só e assim possibilitam a redução de custos de implementação.

Segundo pesquisas, o uso excessivo de água nas lavagens de veículos nos  postos de combustíveis se tornou um problema ambiental. Segundo a média calculada nos lava a jato, são gastos em torno de 300 litros de água por carro, ultrapassando o limite calculado de consumo diário por pessoa que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) é de 110 litros. Por isso, o Ecopack propõe a implementação de um filtro que reutilizará 80% da água da lavagem de um carro por até seis vezes.

A segunda proposta foi elaborada após pesquisas indicarem que boa parte dos postos sofre fraudes durante o abastecimento dos tanques.

Assim, o Ecopack indica a implementação de um medidor de nível no interior dos tanques de postos de combustíveis e que funciona da seguinte forma: ao introduzir o combustível no tanque correspondente, um sistema eletrônico conta a quantidade de litros que está sendo reabastecida controlando os limites mínimo e/ou máximo previstos e excluindo a possibilidade contato direto dos funcionários com os combustíveis.

O Experience Senac acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul e trará nomes importantes da área da inovação. Mais informações sobre a programação pelo site www.senacrs.com.br/xp.

MAIS NOTÍCIAS