Notícias


Cristal recebeu audiência crioula, na segunda, dia 16 de setembro

Foi realizada no Museu Histórico Bento Gonçalves da Silva
18/09/2019 Ascom Tribunal de Justiça do RS - Fotos: Divulgação/Comarca de Camaquã
Anterior Próximo

A cidade de Cristal recebeu audiência crioula no Museu Histórico Bento Gonçalves da Silva. O evento foi realizado na segunda-feira, dia 16 de setembro de 2019, a partir das 18h.

O Juiz Felipe Valente Selistre, que realizou a audiência, partiu a cavalo, acompanhado de seu pai, o Desembargador aposentado Talai Djalma Selistre, da Vila do Cordeiro, local onde está situado o cemitério em que estiveram os restos mortais de Bento Gonçalves da Silva.

O percurso foi de 11 km até a Estância do Cristal, hoje Museu Histórico, onde viveu o líder farroupilha.

No local a Prefeita, Fabia Richter, recepcionou os convidados e teve início a audiência crioula de instrução e julgamento de pedidos de retificação de registro civil, processos que tramitam na Direção do Foro da Comarca de Camaquã.

Após a oitiva das testemunhas, o procurador dos requerentes, Marlon Reinaldo Meyer Wruck, ratificou o pedido da inicial e o Promotor de Justiça Ricardo Cardoso Lazzarin apresentou parecer favorável, ambos em versos.

No violão, o Juiz Selistre declamou a sentença, acompanhado do gaiteiro e estagiário da Vara Criminal, Hemerson Laerte Medeiros.

Encerrada a audiência, foi realizada uma tertúlia, com interpretação de músicas nativistas e de poesias crioulas.

MAIS NOTÍCIAS