Notícias


Cultura pomerana é destaque em evento escolar em São Lourenço do Sul

Evento aconteceu no Salão da Comunidade São Lucas de Santa Augusta
18/09/2019 Ascom Prefeitura de São Lourenço do Sul – Foto: Larisa Koshkina from Pixabay / Divulgação
Anterior Próximo

Um grande público acompanhou na tarde de sábado, dia 14 de setembro de 2019, o IV Festival de Arte, Cultura e Conhecimento Pomerano, proposto pelas escolas municipais Germano Hübner, Francisco Frömming, Martinho Lutero e Rodolpho Krüger em consonância com o VIII Pomervida - Pomeranos EnCanto e Música. O evento aconteceu no Salão da Comunidade São Lucas de Santa Augusta.

A tarde cultural contou com apresentações dos estudantes da Escola Martinho Lutero, mostrando ao público a riqueza cultural trabalhada ao longo do ano no projeto Pomervida.

“Buscamos a valorização da cultura pomerana, o sentimento de pertencimento”, contou a diretora da Escola, Leni Karnopp, relatando todo o trabalho da escola na preservação da cultura. Os alunos das escolas Germano Hübner, Francisco Frömming e Rodolpho Krüger também mostraram a cultura trazida pelos antepassados em apresentações, com tudo aquilo que foi pesquisado.

Na abertura do evento, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Hax destacou: “A educação, o ensino, é um processo e hoje vamos acompanhar o que estas escolas fazem, o conhecimento adquirido. Este trabalho vem a agregar na vida do aluno e do professor e a aprendizagem acontece de forma significativa”.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Neda Marth completou: “Estou feliz pelas escolas novamente valorizando a cultura pomerana”. Ela lembrou de uma época em que não era permitido falar pomerano nos educandários. “Que bom que hoje isso é resgatado e que todos podem falar da forma como querem, seja português, alemão ou pomerano”, elogiou.

A tarde contou também com apresentações de corais e café colonial e palestra com Monique Fritscher, do Romanisches Seminar Christian-Albrechts-Universitat zu Kiel da Alemanha. Ela falou sobre a antiga Pomerânia e como está seu território atualmente, parte na Alemanha, parte na Polônia. Um grupo vindo da Alemanha acompanhou a professora para conhecer São Lourenço do Sul.

O prefeito Rudinei Härter saldou os presentes em português e em pomerano, elogiando: “A integração das escolas é extremamente importante e tem que ser assim com o apoio da Prefeitura. Assim, vamos somando cada vez mais, pois este trabalho que mantém nossa cultura é fundamental para estes estudantes”, destacou o prefeito.


MAIS NOTÍCIAS