Notícias


Zé Nunes critica posicionamento do presidente Lara sobre a venda das ações do Banrisul

Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul tem um forte trabalho desde 2017
18/09/2019 Por Assembleia Legislativa / Gabinete do Deputado Estadual Zé Nunes – Foto: Marcela Santos

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Nunes (PT), considera inadequado o posicionamento do presidente do Parlamento, deputado Luiz Augusto Lara (PTB), em relação à venda das ações do Banrisul.

“Enquanto deputado, ele pode fazer os movimentos que quiser pelo mandato, mas como presidente de um Poder, não é correto propor algo sobre um assunto não deliberado pelo Legislativo, como fez em relação à venda das ações do Banrisul, desconsiderando a existência de uma Frente Parlamentar protocolada e subscrita por 20 parlamentares. Não cabe ao Parlamento esta iniciativa”, criticou.

Segundo Zé Nunes, a Frente tem um forte trabalho desde 2017, sempre na defesa do banco público. “Somos contra o desmonte do banco e contra sua privatização. Ainda assim, entendemos que a venda das ações pelo preço que tem ocorrido, abaixo do valor patrimonial do banco, significa o enfraquecimento da nossa principal entidade financeira, que tem papel fundamental no desenvolvimento do Estado. Toda vez que um setor encontra dificuldade financeira, como as Santas Casas, procuram socorro no Banrisul”, defendeu.

O coordenador da Frente reiterou a importância do pagamento dos salários dos servidores em dia, mas acredita que a venda das ações não seja a saída correta.

“Colocar os salários em dia é um compromisso assumido pelo governador, e até agora não foi cumprido, mas não é dilapidando o Banrisul que este problema será resolvido. Ele está jogando com uma necessidade premente dos servidores para liquidar um patrimônio tão valoroso quanto o Banrisul, que nas horas brabas foi quem salvou os servidores”, sustentou.

Em muitos momentos da história, o Banrisul foi, justamente, uma saída, foi o responsável pelo recebimento do 13º, ou quem deu uma condição mais adequada à gestão das finanças dos servidores.

O presidente Lara realizou dois encontros com entidades sindicais, que resultou no encaminhamento de ofício ao governador, solicitando que o dinheiro da venda seja destinado ao pagamento da folha do funcionalismo.

MAIS NOTÍCIAS