Notícias


12 dicas pedagógicas para cuidar das crianças em época de coronavírus

Conteúdo tem como objetivo dar dicas úteis aos pais ou responsáveis pelos pequenos, por meio da psicopedagoga parceira do Grupo Mediare, Simone Silva Martins
18/06/2020 Assessoria de Imprensa – Foto: Divulgação

A partir da pandemia da Covid-19 o mundo está passando por uma época na qual a necessidade de reorganização da rotina e do ritmo de vida atinge a todos.  

A partir desta realidade o Grupo Mediare vem disponibilizando conteúdos com dicas, que partem dos profissionais da área da saúde e que são parceiros do convênio de saúde da empresa.

Sendo assim, neste texto, a psicopedagoga parceira do Grupo Mediare, Simone Silva Martins, dá dicas pedagógicas práticas para que os pais e responsáveis possam aproveitar melhor o tempo junto com os filhos nesse período.  

De acordo com a especialista, “é possível amenizar essa situação:  cuidando das crianças de maneira saudável, para que esse período de quarentena não seja um tempo perdido”.

Simone destaca a importância do diálogo nessa época de mudanças. Para ela, “dialogar com a família é muito importante nesse momento onde todos estão em casa ocupando o mesmo espaço.  Dessa maneira, é possível aprofundar as relações de respeito e firmar um elo de companheirismo e harmonia. Não esqueça que a sua família é o bem mais valioso.”, diz.

Confira as dicas da psicopedagoga!

> Converse de maneira clara com as crianças e fale sobre a importância de ficar em casa. Explique sobre o coronavírus de forma concreta,  por meio de desenhos,  histórias,  músicas ou vídeos.

> Estimule a criatividades das crianças e adolescentes ao resgatar brincadeiras antigas. Dessa forma, pais e filhos se aproximam estreitando os laços familiares.

> Incentive a aprendizagem criando dinâmicas, como por exemplo, a de plantar uma flor ou a de fazer uma receita de algum alimento.

> Ative a imaginação ao contar histórias e promover interação.

> Incentive a criatividade, para que a criança não brinque apenas com carrinhos e bonecas, mas, crie diferentes brincadeiras.

> Estabeleça uma rotina, pois, é essencial para que a criança, os adolescentes e adultos se organizem.

> Construa com a sua família um quadro e especifique o que será feito a cada dia e, dessa maneira, essa rotina irá estimular e autorregular a organização familiar.

> Desperte a autonomia nas tarefas escolares e nas tarefas domésticas.

> Defina um local fixo e horário para os estudos.

> Mantenha regras para haver sono saudável. Para isso, não deixe que as crianças e os adolescentes assistam TV, usem o celular ou joguem videogame até altas horas da noite.

> Use a internet de forma inteligente junto com as crianças.

> Oriente os filhos nas atividades que as escolas estão enviando e aconselhe sobre a importância de estudar para obter um futuro mais promissor.

Quer saber mais?

O Grupo Mediare atua em Camaquã há 13 anos com Plano de Assistência Familiar, Clínica e Saúde e Segurança do Trabalho. A empresa inaugurou no segundo semestre de 2019 a sede que fica na Av. Presidente Vargas, nº 880, no Centro de Camaquã.

Para obter informações entre em contato, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, pelo telefone (51) 3671-0984, pelo WhatsApp (51) 98594-6823 ou pelos perfis da empresa no Instagram e no Facebook.

MAIS NOTÍCIAS