Notícias


Tradicional Arroz de Carreteiro é atração no Rancho da Paz, em Pelotas

Integrando a Semana Farroupilha, Prefeitura, Senac e empresas parceiras ofereceram 300 porções da comida típica
17/09/2019 Por Ascom Prefeitura de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Pela primeira vez dentro dos festejos da Semana Farroupilha de Pelotas, os hábitos alimentares do povo gaúcho estiveram entre as tradições relembradas.

Na segunda-feira, dia 16 de setembro de 2019, a Prefeitura de Pelotas, em parceria com o curso de Gastronomia do Senac, ofereceu 300 porções de Arroz de Carreteiro a quem passou pelo Rancho da Paz, estrutura montada no Largo Edmar Fetter, na hora do almoço.

Democrático e simples, o prato típico foi degustado pela prefeita Paula Mascarenhas e pelo vice-prefeito Idemar Barz; por secretários municipais e vereadores; estudantes e trabalhadores; crianças e adultos; por moradores de rua ... pelos pelotenses. Entre a população mais vulnerável, o Arroz de Carreteiro também será o jantar, uma vez que vários puderam levar porções da comida consigo.

Com apoio da arrozeira Josapar e dos frigoríficos Dettmann e Nossa Carne – que doaram os insumos necessários ao preparo –, 15 alunos do Senac e dois professores começaram a cozinhar às 8h, a fim de que a partir das 11h30min as porções começassem a ser servidas.

O processo foi voltado ao aprendizado dos estudantes, explicou o professor Bryan Chaplin, que destacou a importância das parcerias firmadas com a Prefeitura ao longo dos anos.

“É um trabalho conjunto para construir esse momento e preparar um prato bem tradicional, para todos”, afirmou Chaplin.

A organização ficou sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e, de acordo com o secretário Gilmar Bazanella, a ideia é prestigiar os espaços tradicionalistas e fortalecer as tradições farroupilhas em Pelotas.

O trabalho desenvolvido pelo Poder Público, iniciativa privada e terceiro setor ajuda, ainda, a abrir um novo nicho para o turismo local.

MAIS NOTÍCIAS