Notícias


Jovens aprendem a empreender em oficina de pallets no Pestano, em Pelotas

Banco de Oportunidades foi parceiro da atividade, realizada na Escola Estadual Amilcar Gigante, por acadêmicos da UFPel
17/09/2019 Por Assessoria de Comunicação de Pelotas / Repórter: Kímberlly Kappenberg - Foto: Divulgação

O Banco de Oportunidade, iniciativa de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, integrou uma ação transformadora, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Amilcar Gigante durante a última sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de setembro.

O "Projeto Empreendedorismo Social da Periferia", desenvolvido por acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promoveu uma oficina de pallets no educandário do Pestano, unindo a vontade de aprender de estudantes aos conhecimentos da academia.

O projeto foi idealizado pela engenheira de Produção Jéssica Ferreira, que, durante seu trabalho de conclusão de curso, desenvolveu ações incentivando o empreendedorismo na Amilcar Gigante. Foram realizados encontros durante um ano, nos quais os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, entre outros assuntos, o mundo das startups.

Nesta etapa, a empresa Vouconstruir.net (https://www.facebook.com/vouconstruir.net/), startup que conecta prestadores de serviços a clientes para execução de reformas e reparos – incubada pela UFPel no Pelotas Parque Tecnológico –, integrou o projeto, ministrando oficinas.

O Banco de Oportunidades fez a doação de tintas, e empresas parceiras deram os pallets e realizaram o transporte. O mobiliário construído na sexta e no sábado agora são parte da escola, compondo um novo espaço de convivência.

“Acredito no ser humano e acredito que todo jovem é capaz de se desenvolver através do conhecimento. Sem dúvidas, sempre vou apoiar a luta para acordar Pelotas e ver quantas estrelas estão escondidas na cidade”, afirmou a diretora da Amilcar Gigante, Elisa Schwartz.

Os estudantes precisaram colocar em prática noções as matemáticas de espaço e de geometria que aprenderam na teoria, em sala de aula. Além de bancos de pallets, a imaginação fez surgir projetos de roupeiros, camas, sofás, mesas e estantes, bem como objetos de decoração para festas e eventos.

“A oficina com a empresa Vouconstruir.net foi um momento de vincular teoria e prática, além de exercitar a gentileza, a solidariedade e a cooperação, necessárias ao trabalho em equipe e também quando os jovens estiverem inseridos no mundo do trabalho”, avaliou o coordenador do Banco de Oportunidades, Pablo Salomão.

MAIS NOTÍCIAS