Notícias


Hospital Moinhos de Vento lança programação do Mês do Meio Ambiente com atividades e temática adequadas à COVID-19

Com o tema “Prática sustentável, vida mais saudável em tempos de pandemia mundial”, ações buscam conscientizar sobre a importância da mudança de hábitos para a preservação
05/06/2020 Critério / Resultado em Opinião Pública – Foto: Divulgação

Há três meses, em meio às notícias das crises sanitária e econômica provocadas pela pandemia de COVID-19, também circulam informações sobre as consequências do isolamento, especialmente para o meio ambiente. Animais voltaram a ocupar terras e águas de onde a ação do homem os havia “expulsado”.

A redução da atividade industrial e a baixa circulação de veículos, aeronaves e embarcações diminuiu em até 6% as emissões de dióxido de nitrogênio e dióxido de carbono, gases responsáveis pela poluição atmosférica e problemas respiratórios. Só em Nova York, pesquisadores apontaram uma queda dos níveis de carbono em mais de 50% abaixo da média.

Por outro lado, a mudança de comportamento acende outro alerta. Levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) aponta um aumento na geração de detritos domiciliares que pode chegar a 25%. No caso do setor hospitalar, o volume pode ser 20 vezes maior durante a pandemia.

“O grande desafio que a pandemia nos traz é conscientizar sobre a importância e as vantagens de gerar menos e de gerenciar esses materiais. Temos uma experiência modelo no Hospital Moinhos de Vento”, destaca o superintendente Administrativo e de Infraestrutura da instituição, Evandro Moraes.

Ele explica que, desde a implantação da Central de Transformação de Resíduos, há três anos, “reciclamos quase mil toneladas de sobras, o que gerou uma economia de mais de 1,3 milhão de reais. Em abril, conseguimos com uma indústria parceira utilizar esses resíduos para confeccionar 40 mil protetores faciais, destinados às equipes de saúde na linha de frente do combate à COVID-19”.

Compromisso com o Meio Ambiente

A Central de Transformação de Resíduos é tão estratégica para o Hospital Moinhos como o compromisso e o envolvimento em questões importantes para a comunidade. As atividades do Mês do Meio Ambiente da instituição são referências para o setor e para o Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira, dia 5 de junho de 2020, será lançada a programação deste ano, cuja temática foi adequada à COVID-19. “Não teremos o passeio ciclístico, para evitar aglomerações, mas vamos inaugurar um bicicletário para incentivar nossos colaboradores a trocarem o carro por um meio de transporte mais saudável e menos poluente. Nosso Summit Ambiental será online. Serão diversas ações realizadas com segurança. Mas jamais deixaríamos de promover essa reflexão tão importante num momento como o que atravessamos”, pontua Moraes.

Ações ambientais em tempos de pandemia

A programação inicia no Dia Mundial do Meio Ambiente (5), com a divulgação nas redes sociais e meios de comunicação de um vídeo manifesto convocando a sociedade para hábitos que reduzam os impactos ambientais e gerem mudanças. Duas novidades devem ser os destaques deste ano. No dia 19, será entregue o bicicletário, no estacionamento do Bloco E, com acesso pela Rua Tiradentes.

O objetivo é estimular o uso do meio de transporte sustentável e que também contribui com a saúde física. Na mesma data, a instituição lança um aplicativo para registrar coletas e situações envolvendo a gestão de resíduos. A ferramenta vai informatizar o processo, reduzindo custos, aumentando a produtividade e garantindo melhor controle das rotinas.

Durante todo o mês, serão doadas sementes de hortaliças e frutíferas as famílias atendidas no Centro Social Marista Irmão Bortolini, na Vila dos Papeleiros, que possui horta comunitária. A partir do dia 10, serão realizadas oficinas de artesanato para a transformação de latas de leites especiais, usados na alimentação hospitalar, em vasos para o plantio de temperos, chás e hortifruti.

Com turmas reduzidas e seguindo todas as normas de segurança, as atividades acontecerão ao ar livre, no bosque. Os participantes ganharão um kit com sacolas ecológicas e aventais, confeccionados a partir do reaproveitamento de TNT utilizados na Maternidade e no Centro Cirúrgico.

No dia 22 acontece o lançamento do projeto Nossa Terra, com a distribuição para os colaboradores de adubo produzido por compostagem, a partir dos restos de cascas de vegetais utilizados nas refeições hospitalares. Uma campanha interna, sobre o método bumerangue, reforçará a participação dos setores do hospital no compromisso com a reciclagem de papéis.

O Summit Ambiental não será cancelado. A opção será realizar um evento todo online para debater sustentabilidade ambiental e a gestão de resíduos no setor hospitalar. E no dia 22, o superintendente Administrativo é o convidado de live transmitida pelo Youtube, em preparação ao South America Health Education, maior evento de Educação na Saúde da América Latina, previsto para janeiro de 2021. Evandro Moraes, que é presidente do Fórum de Sustentabilidade da SAHE, falará sobre sustentabilidade na saúde.

MAIS NOTÍCIAS