Notícias


Recolocação no mercado de trabalho

Docentes do Senac EAD dão dicas sobre o tema
02/06/2020 Usine de Notícias – Foto: Senac-RS

O mundo está passando por momentos difíceis e a pandemia está tendo e terá efeitos colaterais inimagináveis em diversos setores. A economia é um deles e, por isso, o mercado de trabalho deve sofrer alterações também. Tanto na oferta, quanto na procura. Porém, esses momentos difíceis não podem fazer com que os sonhos e objetivos sejam esquecidos.

Para se reinventar é preciso se arriscar e pensar fora da caixa. Por isso, às vezes nesse processo erros podem ser cometidos e alguns obstáculos encontrados, mas eles fazem parte do desenvolvimento para uma pessoa tornar-se mais consciente e capacitada.

Segundo o estudo mais recente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o tempo médio de recolocação profissional é de 14 meses. Por isso, as docentes do Senac EAD, Aline de Vargas Nunes e Jaiza Gomes Duarte Lopes, separam algumas dicas de como se reinventar no mercado de trabalho que podem ser úteis tanto no período de pandemia, quanto quando as coisas se acalmarem. Confira:
 
> Defina um objetivo: onde você quer chegar? Qual atividade você deseja realizar? Qual remuneração você almeja?;
 
> Repense sua vida profissional até agora, faça uma análise dos seus pontos fortes e fracos, para isso você pode utilizar vários métodos disponíveis;
 
> Diante dessa crise que vivemos é preciso fazer uma análise do mercado e pesquisar as mudanças que ele está vivendo: algumas são momentâneas e outras são mais permanentes;
 
> Busque entender quais as habilidades e conhecimentos que o mercado está requisitando. Se pergunte: O que eu preciso ter? O que eu preciso saber para conseguir a colocação que eu desejo?
 
> Diante dessas respostas se proponha a aprender coisas novas. Às vezes é preciso buscar novos caminhos;
 
> Se for necessário faça cursos de aperfeiçoamento para reforçar as habilidades e conhecimento que você já possui;
 
> Tenha inteligência emocional para passar por esse processo. Pode ser difícil, mas neste momento é importante reconhecer e saber lidar com suas emoções;

Lembre-se sempre de se planejar com antecedência e pensar bastante no próximo passo que será dado. O momento é conturbado e ainda não há previsões claras e precisas sobre como será o mercado de trabalho em um cenário pós-pandemia.

MAIS NOTÍCIAS