Notícias


Perfuração de poços vai beneficiar 17 mil famílias com problemas de escassez de água

Em Frederico Westphalen, perfuração de poço vai beneficiar 40 famílias
25/05/2020 Ascom Seapdr / Edição: Secom - Foto: Divulgação Seapdr

A perfuração de poços executada pelo Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), segue em todo o Estado. A equipe está em Frederico Westphalen, na região do Alto Uruguai, perfurando um poço na linha São Roque. A água vai beneficiar cerca de 40 famílias.

Até o momento, já foram perfurados 27 poços e houve uma recuperação de uma estrutura. A meta para 2020 é a perfuração de 113 poços tubulares. A projeção faz parte do programa "Combate à escassez de água por perfuração de poços", beneficiando 17 mil famílias que enfrentam escassez de água.

“No momento em que o Estado atravessa uma grave estiagem, é imprescindível que aceleremos esse processo para dar melhores condições para estas famílias", afirma o secretário Covatti Filho.

Este programa entrega poços tubulares profundos em locais onde a rede de água convencional não chega, atendendo famílias com água de qualidade nas localidades rurais do interior.

A Secretaria da Agricultura celebra o Termo de Cooperação junto ao município, e o Dinfra realiza a perfuração do poço tubular, para atender a localidade que está com escassez de água.

Atualmente, o Departamento dispõe de quatro máquinas rotopneumáticas, que perfuram até 300 metros de profundidade, em trabalho a campo no interior do Rio Grande do Sul.

MAIS NOTÍCIAS