Notícias


Apenadas de Lajeado e Santa Cruz do Sul compartilham conhecimento na produção de máscaras

A experiência em Lajeado contribuirá para a criação da oficina de costura em Santa Cruz
25/05/2020 Texto e foto: Susepe

Na tarde de quinta-feira, dia 21 de maio de 2020, apenadas do Presídio Feminino de Lajeado apresentaram às detentas do Presídio de Santa Cruz do Sul o trabalho que vêm realizando na produção de máscaras de proteção facial, que auxiliam no enfrentamento à Covid-19.

O objetivo do compartilhamento de conhecimento é a implantação de uma oficina de costura no Presídio de Santa Cruz do Sul, a partir da próxima segunda-feira, dia 25, através da aquisição de novos maquinários recebidos através da Seapen e da Susepe para incremento na produção de EPIs.

Desde o início da pandemia, apenadas de Lajeado estão trabalhando na área, sendo já uma referência para a produção do equipamento. Na oficina de costura instalada na unidade prisional, sete mulheres presas confeccionam cerca de mil máscaras por semana, produção que deve dobrar.

“Esse resultado era obtido com uma linha da produção que contava com três máquinas de costura, mas recebemos mais três máquinas da Seapen e da Susepe, então, a partir da próxima semana, conseguiremos duplicar a quantidade produzida”, destacou Samantha Longo, Delegada Penitenciária da 8ª Região, que abrange as duas casas prisionais envolvidas na atividade.

Quatro apenadas de Santa Cruz do Sul receberam as orientações em Lajeado. Os materiais produzidos nas duas casas prisionais são destinados a servidores da Seapen e da Susepe, além de servidores da segurança da região, como da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e do Instituto-Geral de Perícias. Máscaras produzidas em Lajeado já foram entregues para essas instituições, e a produção irá continuar.

“Essa ação foi emocionante, pois demonstra união entre as apenadas para uma ação conjunta frente à necessidade de manter, de forma efetiva e constante, a produção dos equipamentos de proteção”, acrescentou Samantha.

Para o Secretário da Seapen, Cesar Faccioli, esse encontro comprova um esforço coletivo da Seapen e da Susepe para que a prática de inclusão social ocorra por meio da aprendizagem e da troca de conhecimento.

“A produção de máscaras atende à nossa demanda interna e também contribui para outras instituições da segurança, mostrando a importância social da mão de obra prisional, que está sendo usada neste contexto de pandemia. Além de contribuir com a sociedade, também traz uma perspectiva de vida e futuro para as pessoas privadas de liberdade", ressaltou Faccioli.

A Diretora do Presídio Feminino de Lajeado, Rita de Cássia Donini, e o Diretor do Presídio de Santa Cruz do Sul, Gustavo Barcelos, participaram da atividade, juntamente com as chefias do setor de Atividade de Segurança e Disciplina.

MAIS NOTÍCIAS