Notícias


Largo de Portugal, em Pelotas, marca início de requalificação de três vias

Rua Dom Pedro II e Avenida Saldanha Marinho fazem parte do mesmo contrato
14/09/2019 Por Ascom Prefeitura de Pelotas / Tânia Magalhães - Fotos: Igor Sobral
Anterior Próximo

Com o investimento de mais de R$ 2,3 milhões, o Município inicia a execução do projeto de requalificação do Largo de Portugal, da Rua Dom Pedro II, entre Professor Araújo e Almirante Barroso, e da Avenida Saldanha Marinho.

Os recursos que serão utilizados na transformação das vias são de origem federal e contrapartida municipal. O contrato com a Construtora Pelotense, vencedora da licitação, foi assinado pela Prefeita Paula Mascarenhas há 15 dias.  

As obras começaram pelo Largo de Portugal – ponto histórico, tradicional e referência turística de Pelotas.

A antiga rede de drenagem pluvial será substituída por nova tubulação. Escavações estão em andamento. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é responsável por gerenciar e fiscalizar a execução do projeto de requalificação e revitalização da área.  

O Largo de Portugal, além do novo sistema de drenagem, receberá elevação do piso localizado em frente da Estação Ferroviária, a restauração do piso em pedra portuguesa do canteiro central e a revitalização do canteiro do encontro com a Rua Dom Pedro II, com adequações do pavimento em concreto e reparos no de material português.

Alargamento de passeios, colocação de piso tátil, sistema de acessibilidade, paisagismo, mobiliário urbano (bancos e lixeiras), bicicletários, sinalização viária e luminárias também estão incluídos no projeto que beneficia o Largo de Portugal. As futuras intervenções serão na Dom Pedro II e, por último, na Saldanha Marinho.

Saiba como ficará a Dom Pedro II

A Rua Dom Pedro II, entre Professor Araújo e Almirante Barroso, será beneficiada com construção e alargamento de passeio público em alguns trechos. A drenagem pluvial existente também terá o sistema readequado. Não faltarão opções de acessibilidade e piso tátil aos que precisam destes recursos para deslocamento.  

Para a Dom Pedro, ainda estão reservados novo mobiliário urbano, com lixeiras-padrão e abrigos de ônibus, sinalização viária e semafórica.

Saldanha Marinho terá atrativos

A avenida Saldanha Marinho, entre as ruas Lobo da Costa e Dom Pedro II, ganhará espaços atrativos, com alternativas de uso pela comunidade. Academia ao ar livre e playground são os equipamentos urbanos que fazem parte do projeto de revitalização da via, além de caminhos pavimentados nos canteiros centrais e paisagismo. As esquinas terão os passeios alargados e as calçadas oferecerão piso tátil e acessibilidade a usuários.

Bancos, lixeiras e bicicletário comporão o mobiliário urbano da Saldanha, que também ganhará sinalização viária, novos abrigos de ônibus e luminárias.

MAIS NOTÍCIAS