Notícias


Unidade de Saúde do Presídio de Caxias do Sul inicia atendimento de apenados

Equipe de enfermagem atenderá diariamente, e a médica nas manhãs de segunda-feira e nos dois turnos de terça-feira
12/05/2020 Ascom Seapen-Susepe / Edição: Secom - Foto: Divulgação Seapen

A Unidade Básica de Saúde Prisional do Presídio Regional de Caxias do Sul iniciou atendimento médico dos apenados na segunda-feira, dia 11 de maio de 2020.

Na última semana, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem já começaram a trabalhar na nova estrutura. Os profissionais, medicamentos e insumos foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A unidade foi construída com verba da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Caxias do Sul, no valor de R$ 173,9 mil, intermediada pelo Conselho da Comunidade. Antes, o presídio contava com uma enfermaria pequena, na qual uma médica do município atendia os apenados uma vez por semana durante duas horas.

O serviço era limitado, e a maior parte dos procedimentos básicos precisava de encaminhamento à rede do município, exigindo esquema de transporte e escolta dos apenados.

A realidade agora é diferente. Os atendimentos com a equipe de enfermagem ocorrerão diariamente, de segunda a sexta-feira, e com os médicos durante a manhã de segunda-feira e nos dois turnos de terça-feira. A unidade tem uma infraestrutura de sete salas, com consultório médico, consultório da equipe de enfermagem, sala de atendimento com prontuários, sala de observação, farmácia, sala de esterilização dos materiais e gabinete odontológico.

“Com a equipe completa e a estrutura bem equipada, praticamente todas as demandas de atendimentos poderão ser resolvidas dentro do presídio, o que resulta em mais rapidez e qualificação, além de garantir mais segurança e de não precisarmos disponibilizar efetivo de segurança e escolta para o encaminhamento dos presos para atendimentos fora da casa prisional”, destaca o diretor do Presídio Regional, Marcelo Saviano.

Para o secretário de Saúde de Caxias do Sul, Jorge Olavo Hahn Castro, a nova estrutura deixará o atendimento mais qualificado e humanizado, além de ser muito importante no atual momento de enfrentamento da Covid-19. “Nesta época de pandemia, uma unidade de saúde dentro do presídio também protege os apenados que estão confinados, evitando que eles saiam para uma unidade de pronto atendimento onde possa ter pessoas contaminadas”, avalia.

O secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, ficou satisfeito que os esforços entre as duas instâncias institucionais deram certo. “O estabelecimento da parceria com a prefeitura viabilizou essa instalação da unidade básica de saúde no Presídio de Caxias e é uma alternativa para superar as eventuais carências de recursos materiais e humanos nesse momento de crise”, afirmou.

No dia 10 de abril, Faccioli esteve em Caxias do Sul, juntamente com o titular da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), César da Veiga, para reunião com o prefeito Flavio Cassina sobre parcerias na área da saúde, envolvendo o sistema prisional da região.

Ampliação do atendimento

Em breve, também um médico ginecologista passará a atuar na casa prisional, suprindo a demanda de atendimento especializado para aproximadamente 70 mulheres recolhidas no presídio. A estrutura contará ainda com um dentista e um auxiliar de saúde bucal, assim que for finalizado o processo licitatório para aquisição de equipamentos para o consultório odontológico.

O delegado Penitenciário da 7ª Região, Marcos Ariovaldo Spenst, destaca a importância da instalação dessa unidade, que evitará a demora nos atendimentos aos presos, propiciando mais humanização. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que já está atuando na casa prisional, é composta pela médica Sheila Bortagaray, pela enfermeira Adriane Borella e pela técnica de enfermagem Deise Rafaela Alves.

MAIS NOTÍCIAS