Notícias


Deputados da Serra solicitam mais leitos de UTI, testes e EPIs para o enfrentamento ao coronavírus

Videoconferência teve a participação do governador e da secretária estadual da Saúde
11/05/2020 Agência de Notícias ALRS - Foto: Gabriel Rodrigues

O deputado Neri, o Carteiro participou na tarde da quinta-feira, dia 7 de maio de 2020, de uma videoconferência  com o governador Eduardo Leite, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e os deputados da Serra Elton Weber (PSB), Fran Somensi (Republicanos), Carlos Búrigo (MDB) e Pepe Vargas (PT), além de prefeitos e representantes de hospitais da região.

O encontro foi uma solicitação dos deputados para tratar da atual situação do sistema de saúde da serra gaúcha, diante da pandemia do coronavírus. Os parlamentares têm demonstrado a preocupação em melhorar a estrutura de atendimento a população, em especial com o aumento do número de leitos, a possibilidade de envio de um número maior de testes, a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde e mais recursos financeiros para investimentos e custeio dos hospitais.

O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 1 a 3 leitos para cada 10 mil habitantes,  hoje a região da Serra possui 0,9 leitos, em 14 hospitais. Em Caxias do Sul, são 35 leitos do SUS e mais 65 leitos privados. Para atender a demanda já foram instalados novos leitos no hospital de campanha montado junto ao Hospital Virvi Ramos.

Além destes, está previsto o funcionamento, nos próximos dias, de mais 10 leitos no Hospital Geral (já instalados e aguardando a habilitação por parte do Ministério da Saúde), 10 no Hospital Pompéia e também a construção de um segundo hospital de campanha, no Ginásio Poliesportivo  da UCS, caso haja necessidade.

A Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, informou que novos testes devem ser encaminhados  em breve para a região e que a intenção é oferecê-los, não só aos profissionais da área da saúde, da segurança, idosos, sintomáticos e acompanhantes, mas também ampliar para o público economicamente ativo acima de 50 anos. Essa definição deve ser anunciada  nos próximos dias.

Arita Bergmann aproveitou o encontro para reforçar o agradecimento ao deputado Neri, o Carteiro, pelo redirecionamento de R$700 mil em emendas parlamentares para a saúde. O valor já foi encaminhado para o município de Caxias do Sul, referência  de atendimento para moradores de 49 cidades da região.

Na videoconferência, o governador Eduardo Leite falou sobre os recursos já encaminhados para a  região e destacou a importância do trabalho que vem sendo feito em apoio a todos os municípios: “O governo do estado entra como suporte para apoiar e financiar os municípios que têm gestão plena para utilizar esses recursos”, disse Leite.

O deputado Neri, o Carteiro reforçou que o momento é muito difícil e preocupante: “A serra tem  ainda um número baixo de leitos, além das dificuldades no trabalho dos profissionais de saúde. Precisamos oferecer mais EPI’s para que eles possam trabalhar com segurança. Outra urgência é a maior quantidade de testes para a Covid-19. Só assim teremos uma  visão mais precisa do alcance da doença na região”, disse Neri.

Participaram da reunião os deputados Carlos Búrigo (MDB), Elton Weber (PSB), Fran Somensi (Republicanos),  e Pepe Vargas (PT), além de prefeitos e gestores de hospitais de Caxias do Sul, Garibaldi, Vacaria, Farroupilha, Bento Gonçalves e Gramado. O encontro havia sido solicitado via ofício, assinado pelos cinco deputados da Serra.

MAIS NOTÍCIAS