Notícias


Governo Federal destina R$ 35 milhões para perfuração de poços e açudes em municípios atingidos pela seca

355 municípios possuem decreto de Situação de Emergência
10/05/2020 Assessora de Imprensa / Deputado Estadual Edson Brum (MDB) – Foto: Divulgação

Por meio da Funasa e Desenvolvimento Regional, o Governo Federal garantiu a destinação de R$ 35 milhões para perfuração de poços artesianos e açudes em municípios gaúchos que estão em situação de emergência como forma de reduzir os impactos da estiagem.

A informação foi dada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Alceu Moreira (MDB), ao deputado estadual Edson Brum (MDB), que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa.

“Esta é uma grande notícia para os municípios que estão sofrendo com a falta de água em todo o nosso Estado. Estivemos articulando esses recursos com o deputado Alceu, que liderou a negociação junto ao governo, por meio da ministra da Agricultura Tereza Cristina, e do ministro de Desenvolvimento Regional Rogério Marinho”, destacou Brum.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até a terça-feira, dia 5 de maio, 355 municípios possuem decreto de Situação de Emergência, 262 tiveram seus decretos homologados pelo governo estadual e 219 foram reconhecidos pela União.

“Os prefeitos que tiverem interesse devem encaminhar ofício para Superintendência da Funasa em Porto Alegre solicitando a perfuração de poço, juntamente com o Decreto de Estiagem reconhecido pelo Estado. Após isso, os municípios serão selecionados pelos critérios da Funasa e auxiliaremos junto a eles no que for possível”, orientou o deputado Brum.

MAIS NOTÍCIAS