Notícias


Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa aprova exigência de espaços para aleitamento materno em creches

Direito à amamentação beneficia não somente as mães, mas também as crianças
12/09/2019 Por Agência do Senado Federal – Foto: Alexander Vollmer por Pixabay / Divulgação

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, na quinta-feira, dia 12 de setembro de 2019, o projeto de lei da Senadora Leila Barros (PSB-DF), que obriga creches públicas a terem espaços próprios e condições adequadas para aleitamento materno.

As creches devem proporcionar condições físicas e materiais para a amamentação e o aleitamento materno. Os projetos de construção financiados com recursos públicos devem contemplar espaços adequados para esse fim.

O texto (PL 1.630/2019) assegura também a mulheres empregadas na iniciativa privada e a servidoras públicas o direito de acumular os dois períodos de 30 minutos de que dispõem diariamente para a amamentação num só bloco, a ser deduzido do início ou do fim da jornada de trabalho.

Em relatório favorável à matéria, a senadora Juíza Selma (PSL-MT) destaca os benefícios da proposição não apenas para as mães lactantes, mas também para seus filhos.

“Apesar das menções expressas apenas às mães [no texto original], é bastante claro que os bebês também são protegidos e beneficiados por essas garantias. O aleitamento beneficia tanto as mães, que ficam menos sujeitas a desenvolver câncer de mama e osteoporose, quanto os bebês, que adoecem menos e recebem o afeto tão peculiar a essa forma de alimentação”, disse Juíza Selma em seu relatório.

A proposta será analisada agora pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

MAIS NOTÍCIAS