Notícias


Alunos das escolas municipais de Camaquã terão atividades pedagógicas não presenciais

Materiais serão disponibilizados impressos e digitais/online
01/05/2020 Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Educação de Camaquã
Anterior Próximo

Com o novo decreto municipal, que estabelecerá o retorno às aulas presenciais em junho, os alunos das escolas municipais terão aulas não presenciais a partir do próximo dia 4 de maio.

Neste sentido, a fim de garantir atendimento escolar essencial, a Secretaria Municipal de Educação propõe, excepcionalmente neste período,a adoção de atividades pedagógicas impressas e digitais/online a serem ofertadas aos alunos , respeitando as condições subjetivas e objetivas dos estudantes e suas famílias. 


Para tanto, as escolas municipais estarão organizadas para atender e subsidiar as famílias com atividades pedagógicas não presenciais, planejadas e orientadas pelos professores. 

As mesmas serão disponibilizadas digitalmente para os grupos de redes sociais de pais/alunos de cada turma e também impressas nos plantões das escolas que serão divulgados pelas mesmas às suas comunidades escolares.

A Secretaria Municipal da Educação tem o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade e promover ações qualitativas. Portanto, neste período orienta e desenvolve com as Escolas da Rede Municipal de Ensino, um planejamento de ações para garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem, a fim de dar continuidade na manutenção dos vínculos, a preservação da identidade e do papel da escola.

Nesse cenário de grandes mudanças e no gerenciamento das ações que permitem minimizar os impactos do isolamento social, temos visto a importância de mantermos os vínculos com as famílias, ressignificando nossas práticas e colocando em evidência a visão de humanização e de responsabilidade social na qual a Educação desempenha.

A SME elaborou um informativo que orienta as famílias sobre a rotina de estudos e as medidas de prevenção. A cartilha será distribuída aos pais e alunos pelas escolas. Os gestores dessas escolas participaram, nos dias 27 e 28 de abril, de reuniões de orientações promovidas pela SME, para esclarecimentos sobre o Plano de Ação Pedagógico que será desenvolvido, no mês de maio, pelas escolas municipais com o acompanhamento da assessoria pedagógica da secretaria.

O Plano de Ação Pedagógico foi elaborado após o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovar as diretrizes para as escolas durante a pandemia. A proposta autorizada pelo CNE passou por consulta pública e foi votada na tarde de terça-feira, dia 28. 

O documento validado pela CNE teve a participação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Fórum dos Conselhos Estaduais e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). A proposta ainda será homologada pelo Ministério da Educação (MEC) e os Conselhos estaduais e municipais de educação poderão ainda definir como cada localidade seguirá as orientações.

MAIS NOTÍCIAS