Colunistas


Acupuntura no esporte

Acupuntura no esporte
30/08/2019 Por Dayane Eymael Biomédica Acupunturista – Foto: Dayane Eymael
Dayane Eymael
Dayane Eymael

Anterior Próximo

Existem relatos que há mais de três mil anos já se utilizavam pontos de acupuntura antes de longos combates de lutas marciais, para aumentar a resistência dos lutadores.

Estudos têm mostrado que acupuntura pode melhorar o desempenho de atletas e diminuir as lesões. A inserção da agulha estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos.

A mensagem gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos, até o sistema nervoso central, medula e cérebro. Aí, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e proporciona recuperação muscular mais rápida, reestabelecendo o fluxo de energia e aliviando sinais de fadiga causados pelos treinos excessivos.

Por deixar os atletas menos suscetíveis a dores musculares e a fadiga, os levam a diminuir o tempo final de provas ou melhorar o número de repetições sem perder a amplitude de movimentos e a carga em treinos de força.

No caso dos atletas a acupuntura pode ser usada na recuperação e prevenção de lesões, para aumentar potência e resistência muscular e também no lado emocional, pois promove a produção de endorfina, que diminui o cortisol, que é o hormônio do estresse e ansiedade. Também ajuda a melhorar a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa tenha um nível de regeneração maior no sono.

Um dos preceitos da filosofia da medicina tradicional chinesa é atender o paciente como um ser único, integral e holístico, enxergar o indivíduo como um todo, respeitando as suas individualidades. Cada paciente responderá de acordo com a sua capacidade genética para esses estímulos.

Quanto aos casos em que a técnica pode ser utilizada, esta pode ser aplicada tanto em atletas de alto rendimento, não atletas (praticantes de esportes e frequentadores de academias) e até mesmo pessoas que buscam melhoras nas suas atividades diárias.

____

Dra. Dayane Eymael - Biomédica Acupunturista

Rua Bernardo Vieira Dias, nº 173
Centro - Camaquã / RS
Fones: (51) 3671.2832 – 9.9683.7576

MAIS DO COLUNISTA

  • 1