sexta-feira, 10 de maio de 2019

DOM FELICIANO - PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO SATURADO, NO MUNICÍPIO, COMPLETA DEZ ANOS

O Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Renato Soares, e a diretora da Catulino Pereira da Rosa, Zena Macedo, cuja escola integra o programa de coleta de óleo saturado (óleo de cozinha usado), estiveram, em dois de maio, no auditório da Afubra de Camaquã, em encontro que marcou os 10 anos do Programa, desenvolvido através do projeto Verde é Vida da Associação. A Catulino recebeu ali um cheque de R$ 112, proveniente de 224 litros coletados em 2018.

A Escola participa do programa desde 2011, através dos grupos ambientais – Coração Verde e Amigos da Natureza. São 50 alun@s envolvid@s, “mas toda comunidade escolar colabora, desde a direção, funcionários e professores”, diz a coordenadora do Programa na Catulino, professora Sirlei Nunes.

“O objetivo é alertar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de fritura pode causar ao meio ambiente, quando descartado incorretamente”, explica Sirlei. Os parceiros recebem R$ 0,50 por litro coletado, cujo valor, ao fim de cada ano, pode ser trocado por mercadorias nas lojas da Afubra.

O Programa

De acordo com a AFUBRA, por meio de parceria com escolas e instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o Programa recolhe o óleo saturado e o transforma em biodiesel. A escola ou instituição parceira recolhe o óleo, filtra e acondiciona em garrafas pet. 

Avisa a filial da Afubra da sua região, que faz a coleta, e envia para a Usina de Biodiesel da Afubra, localizada no Parque da Expo agro Afubra, em Rio Pardo/RS. Lá, o óleo é reciclado e convertido em biodiesel.

De um litro de óleo é possível converter 90%, ou seja, 90% de todo o óleo coletado é convertido em biodiesel. O biodiesel é usado nos veículos da Afubra. No processo de reciclagem, os resíduos (farinhas e restos que ficam dentro do óleo) são destinados para uma empresa especializada e licenciada, que os transforma em matéria prima para rações. 

As garrafas PET são doadas para a Cooperativa de Catadores de Rio Pardo. Ou seja, desde a coleta do óleo nas residências, até o fim do processo, tudo conta com um destino correto. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

BAIXE O APLICATIVO GUIA COMERCIAL DE CAMAQUÃ E DA REGIÃO SUL

Baixe o aplicativo Guia Comercial de Camaquã, na loja do Google Play (clique neste link), e tenha as melhores empresas de Camaquã e da Região Sul, na palma da sua mão!

Não fique de fora! Cadastre hoje mesmo sua empresa no Guia Comercial de Camaquã e aumente suas receitas.

Consulte o valor do nosso plano anual. Envie um e-mail ou um whats pelo n° 51 9.9655.0036.

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.