sexta-feira, 5 de abril de 2019

CAMAQUÃ - CAICA REALIZA AÇÃO NO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Aconteceu na terça-feira, dia 2 de abril de 2019, na Praça Donário Lopes a ação pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, dentro das atividades da Semana do Autismo.

A ação foi realizada pelo CAICA, em parceria com a APAE, onde foi distribuído panfletos explicativos sobre o Autismo.

O Governo Municipal, através da Secretaria da Educação, apoia a educação especial na perspectiva da inclusão social.

O papel do CAICA

O CAICA oferece acompanhamento terapêutico às dificuldades de relacionamento e convívio social, devido a comprometimentos emocionais, limitações físicas, sensoriais ou dificuldades de aprendizagem, fala e linguagem. 

Oferece serviço de relevância pública cujo projeto inicial foi elaborado por profissionais das Secretarias da Educação, da saúde e Especial da Mulher e Desenvolvimento Social, atualmente o trabalho é voltado a prevenção, orientação e intervenção, coordenada pela professora e neuropsicopedagoga Fátima Fabiane Silveira.

O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. O jeito de lidar com cada um varia.

Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda.

Na média funcionalidade, o paciente tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já na alta funcionalidade, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos.

Há ainda uma categoria denominada savant. Ela é marcada por déficits psicológicos, só que com uma memória fora do comum, além de talentos específicos.

O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)




0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

BAIXE O APLICATIVO GUIA COMERCIAL DE CAMAQUÃ E DA REGIÃO SUL

Baixe o aplicativo Guia Comercial de Camaquã, na loja do Google Play (clique neste link), e tenha as melhores empresas de Camaquã e da Região Sul, na palma da sua mão!

Não fique de fora! Cadastre hoje mesmo sua empresa no Guia Comercial de Camaquã e aumente suas receitas.

Consulte o valor do nosso plano anual. Envie um e-mail ou um whats pelo n° 51 9.9655.0036.

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.