sábado, 9 de março de 2019

INFORMATIVO - BALANÇO POSITIVO NA CAMPANHA DO SINDIÓPTICA-RS CONTRA ÓCULOS FALSIFICADOS

Durante dois meses de ações de mobilização da campanha “Óculos de Qualidade Protege de Verdade”, do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica-RS) no Litoral gaúcho, mais de 450 mil veranistas despertaram a atenção sobre os malefícios para o uso de óculos falsificados.

As ações ocorreram à beira-mar em 13 praias de Cidreira a Torres durante seis finais de semana. Durante as blitzes foram distribuídos 300 mil materiais impressos em pontos próximos à venda de produtos sem procedência. A recepção dos consumidores foi positiva e, gradativamente, os veranistas apoiaram a iniciativa rechaçando a venda de produtos ilegais por ambulantes por considerarem especialmente a venda de óculos falsificados prejudicial à saúde.

Mas a campanha não limitou-se apenas em balneários. Na Capital, na orla do Guaíba, foram executadas ações de alerta para o perigo, assim como nas praças de pedágios da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em Portão (RS-240, km 13), Campo Bom (RS-239, km 19) e Viamão (RS-040, km 19). Entrevistas e participação de programas de rádio e televisão para alertar sobre o tema por parte dos representantes do sindicato somaram 15 ocasiões.

Testes de visão junto à comunidade praiana e palestras de especialistas sobre os cuidados com a saúde visual também fizeram parte das ações da campanha nas Casas de Verão Sesc, em parceria com o Sistema Fecomércio-RS. Para o presidente do Sindipótica-RS, André Roncatto, o uso de óculos falsificados causam efeitos cumulativos e irreversíveis ao olhos, provocando lesões para o futuro.

“Nós estamos conversando com a sociedade e despertando no consumidor a necessidade de estar atento a produtos prejudiciais à saúde. Neste sentido, a campanha conseguiu mobilizar e conscientizar os consumidores desavisados, sobretudo, no litoral”, explica.

Devido ao êxito da campanha, ações semelhantes foram encampadas em Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. O diretor executivo do Sindióptica-RS, Roberto Tenedini, afirma que nas operações – a partir de relatos da fiscalização em Porto Alegre e Litoral – o comerciante ilegal já começa a abandonar a venda de óculos em razão do rigor da fiscalização diante das constantes apreensões.

“Percebemos que, apesar das inúmeras apreensões de óculos ilegais, o comércio deste produto já está diminuindo e até há o manifesto de ambulantes em buscar outros locais fora do Rio Grande do Sul para manter sua prática ilegal”, aponta.

A campanha completou neste ano 10 anos de atividades ininterruptas e já em 2019 será programada outra ação junto ao consumidor. Participam das ações da campanha, além do Sindióptica-RS, a Ajorsul, Fecomércio-RS, Sesc/RS, Ministério Público Estadual do RS e Governo do Estado. (Fecomércio | Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

BAIXE O APLICATIVO GUIA COMERCIAL DE CAMAQUÃ E DA REGIÃO SUL

Baixe o aplicativo Guia Comercial de Camaquã, na loja do Google Play (clique neste link), e tenha as melhores empresas de Camaquã e da Região Sul, na palma da sua mão!

Não fique de fora! Cadastre hoje mesmo sua empresa no Guia Comercial de Camaquã e aumente suas receitas.

Consulte o valor do nosso plano anual. Envie um e-mail ou um whats pelo n° 51 9.9655.0036.

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.