terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

INFORMATIVO - ZÉ NUNES QUER A PROIBIÇÃO DO USO DE CANUDOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS

Um milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos são mortos anualmente pelo plástico nos oceanos. Uma média de 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% das baleias e golfinhos, todas as espécies de tartarugas, e uma lista crescente de espécies de peixe já foram documentados com plástico dentro ou em volta de seus corpos.

Segundo material de divulgação da ONU, cerca de 90% de todo lixo flutuando nos oceanos é plástico, e até 2050, 99% das aves marinhas terão ingerido o material.

Preocupado com esta realidade, o deputado estadual Zé Nunes (PT), protocolou Projeto de Lei nº 71/19, que proíbe o uso de canudos plásticos descartáveis em todo o território gaúcho.

“O consumidor tem o direito de exigir adquirir bens e serviços que não agridam a natureza. Se comprovadamente causa danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, caracteriza-se abuso inaceitável na relação econômica e fere o exercício da cidadania”, disse.

Do conjunto de materiais plásticos encontrados nas águas dos oceanos, o canudinho tem ganho destaque por ser usado amplamente por consumidores de todas as idades e ser descartado facilmente na natureza. Porém, está ao alcance da população contribuir para estancar essa fonte de poluição. E a possibilidade de frear isso é mudando os hábitos.

“Diante dos impactos ambientais, a proibição se tornou uma tendência em todo o mundo. Já existem estabelecimentos comerciais que têm tomado iniciativas de abandonar o uso e substituir por canudos de metal, vidro, bambu ou papel, contou Zé Nunes.

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do setor Pesqueiro da Assembleia, sugere se repensar o consumo de materiais plásticos descartáveis, e considera sua redução, uma das ações mais efetivas. (Marcela Santos - Assessoria de Imprensa)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.