sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

RS – JACARÉ DE QUASE 1,5 METRO É ENCONTRADO EM PISCINA DE CONDOMÍNIO E DEVOLVIDO A LAGOA MAIS PRÓXIMA

Um jacaré foi encontrado dentro da piscina de um condomínio de casas em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 

Na manhã da quinta-feira, dia 3 de janeiro de 2019, o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) foi acionado para fazer o resgate do animal e devolvê-lo ao seu habitat, uma lagoa próxima ao empreendimento.

De acordo com o capitão João César Verde Selva, comandante do CABM, tratava-se de um jacaré-do-papo-amarelo, de quase 1,5 metro, que, por ser um animal selvagem, oferecia risco aos moradores.

Ele foi capturado com o uso de uma espécie de "enforcador", para evitar a mordedura, e devolvido à Lagoa da Custódia, de onde provavelmente saiu, segundo a BM.

Localizado na altura do km 95 da ERS-030, o condomínio é cercado por mata nativa e não possui muro ao redor, o que facilita o livre acesso do animal. A área de lazer fica às margens da lagoa.

"A parte junto à lagoa é aberta. Até para preservar a vegetação nativa, não permite a construção de muro ali", afirma o capitão Selva.

Segundo ele, é uma espécie avistada com frequência durante o verão, já que é natural da região.

"Quando começa a esquentar, outubro, novembro, animais saem das tocas e procuram áreas mais agradáveis. A urbanização de áreas rurais acaba gerando esse tipo de conflito entre o homem e a natureza", conclui.

O animal

O jacaré-do-papo-amarelo pode atingir 3 metros de comprimento, mas, normalmente, mede de 1,5 a 2 metros. É um animal esverdeado, com o ventre amarelado e o focinho pouco largo e achatado, que é menor do que o das outras espécies. E atrás da cabeça ele ainda tem escamas em fileiras cervicais.

Esses animais exibem traços herdados dos antepassados. É um réptil, contemporâneo dos grandes dinossauros que habitavam a Terra há milhões de anos, e que conseguiu sobreviver às grandes transformações do Planeta. (Por G1 RS - Foto: Divulgação/Comando Ambiental da Brigada Militar)


0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

BAIXE O APLICATIVO GUIA COMERCIAL DE CAMAQUÃ E DA REGIÃO SUL

Baixe o aplicativo Guia Comercial de Camaquã, na loja do Google Play (clique neste link), e tenha as melhores empresas de Camaquã e da Região Sul, na palma da sua mão!

Não fique de fora! Cadastre hoje mesmo sua empresa no Guia Comercial de Camaquã e aumente suas receitas.

Consulte o valor do nosso plano anual. Envie um e-mail ou um whats pelo n° 51 9.9655.0036.

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.