quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

INFORMATIVO - ZÉ NUNES CRITICA FUSÕES DE SECRETARIAS DO GOVERNO DE EDUARDO LEITE

Durante a sessão extraordinária da Assembleia Legislativa da quarta-feira, dia 2 de janeiro de 2018, o deputado estadual Zé Nunes (PT), subiu à tribuna para criticar a incorporação da Secretaria do Desenvolvimento Rural pela Secretaria da Agricultura e a da Secretaria do Meio Ambiente, pela da Infraestrutura. 

O parlamentar explicou que estes dois pontos motivaram o protocolo apresentado pela Bancada do PT, solicitando votação em separado destes dois temas, e que foi rejeitado.

“A SDR é uma secretaria que dialoga com a agricultura familiar, atividade econômica das mais importantes do Rio Grande do Sul. Nossa visão é que esta fusão é equivocada. Este setor responde por mais de 85% do PIB dos municípios gaúchos, e tem características e situação próprias, justamente pela importância social e econômica que ocupa, por isso requer uma política e espaços próprios”, avaliou. 

Dessa forma, de acordo com ele, o setor deixa de ter uma função estratégica para o desenvolvimento do Estado”, lamentou, lembrando que a agricultura familiar emprega quase um milhão de pessoas e gera mais de R$ 9 bilhões, enquanto que a não familiar emprega pouco menos de 240 mil pessoas e gera R$7,6 bilhões.

Zé Nunes questionou também se a mudança em relação à Secretaria do Meio Ambiente seria compatível - legal e eticamente. “Deve-se questionar se a proposta visa melhorar a gestão ambiental no sentido da proteção ecológica ou apenas busca ‘destravar’ projetos e obras de interesse do governo e de setores da economia, que funcionariam de forma mais célere tendo o mesmo gestor. Ao que tudo indica a fusão atende mais a interesse econômicos do que de proteção ambiental”, declarou, alertando que é preciso ter o cuidado de não correr o risco de subordinar os órgãos ambientais aos interesses setoriais, da economia e da produção. (Marcela Santos - Assessoria de Imprensa - Gab. Dep. Estadual Zé Nunes)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente essa notícia!

DIVULGUE SUA EMPRESA NO CANAL DE NOTÍCIAS MAIS ATUALIZADO DA REGIÃO

Divulgue sua empresa no canal de notícias mais atualizado da região.

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. No Portal de Camaquã, sua empresa será vista por milhares de leitores todo o dia. E o melhor de tudo, é que o investimento cabe direitinho no seu bolso!

Envie agora mesmo um e-mail para camaquaonline@gmail.com.