terça-feira, 4 de dezembro de 2018

SÃO LOURENÇO DO SUL – SEGUNDO NOTA OFICIAL, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ESTÁ EM DIA COM OS REPASSES AO HOSPITAL SANTA CASA

A Administração Municipal vem, por meio desta nota, esclarecer sua situação perante a Santa Casa. Todos os repasses devidos e acordados com a instituição estão sendo pagos em dia, podendo estes dados serem conferidos junto ao Portal da Transparência. Não somente este fato, a Administração Municipal vem adiantando valores a pedido da Administração da Santa Casa de Misericórdia. 

São repassados, mensalmente, cerca de R$ 903.000,00 (novecentos e três mil reais) à instituição para fins de pagamentos do serviço de Pronto Socorro, que é de responsabilidade do Município, e convênios. 

A Santa Casa, segundo relatório apresentado na segunda-feira, dia 3 de dezembro, utiliza, deste valor, cerca de R$ 94.000,00 (noventa e quatro mil reais) no serviço de Pronto Socorro, rateando o valor restante em outros serviços e despesas. Totalizando cerca de 11 milhões anualmente.

Neste ano, a Administração Municipal já repassou valor extra de R$340.000,00 (trezentos e quarenta mil reais). Na segunda-feira, dia 3, foi apresentada prestação de contas do valor extra repassado. A prestação de contas necessita de análise, porém, em primeiro momento, já apresenta deficiências, apontadas pelo Chefe do Executivo, Rudinei Härter, em reunião realizada na segunda, dia 3, na Santa Casa.

Durante reunião, o prefeito esclareceu que a Administração Municipal se encontra em um desiquilíbrio financeiro tão grave quanto a Santa Casa, não podendo arcar com os compromissos da mesma, que são de responsabilidade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Portanto, a responsabilidade do pagamento do salário do funcionalismo da Santa Casa é da mesma, não havendo responsabilidade por parte da Prefeitura Municipal na resolução destas questões. 

Também durante o encontro, uma das questões levantadas foi a transparência das contas da Santa Casa de Misericórdia, foi sugerido que a mesma desenvolvesse um sistema de transparência e prestação de contas com a comunidade, a exemplo da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. 

O saldo de duodécimo de 2018 a ser devolvido pela Câmara de Vereadores já se encontra comprometido com o pagamento do 13º salário do funcionalismo municipal que deverá acontecer até o dia 20 de dezembro. 

O prefeito Rudinei destacou durante o encontro que, no último ano (2017) o saldo de duodécimo, valor que é devolvido pela Câmara de Vereadores, foi superior a 1 milhão e 400 mil reais, em contraste ao valor devolvido neste ano. de apenas 340 mil reais até o momento, com projeção de mais 370 mil até o fim do ano. 

Ao fim da reunião foi proposto que no próximo ano, a Administração Municipal juntamente com a Câmara de Vereadores destinem valor suficiente para cobrir o déficit das contas do Pronto Socorro. 

O prefeito Rudinei Härter lamenta a situação da Santa Casa, que não é diferente dos demais Municípios da região que vêm suspendendo serviços à população. (Ascom Prefeitura | Foto: Divulgação)

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